_
_
_
_
TRÁFICO DE DROGAS

1,4 toneladas de cocaína chegam à França em um caminhão do Rali Dacar

A polícia francesa prende dois cidadãos espanhóis e dois búlgaros em uma operação internacional

Um caminhão percorre as dunas durante o Rali Dacar 2014.
Um caminhão percorre as dunas durante o Rali Dacar 2014.JEAN-PAUL PELISSIER (REUTERS)

A polícia desmantelou uma rede internacional de tráfico de drogas que tentava introduzir na Europa 1,4 toneladas de cocaína escondidas em um caminhão de assistência do Rally Dacar 2014. O caminhão chegou na quarta-feira com outro veículo técnico do Dacar ao porto de Le Havre, norte da França, desde a cidade chilena de Valparaíso, onde terminou a corrida dia 18 de janeiro. Horas após o desembarque, dois cidadãos espanhóis foram presos.

Fontes próximas à equipe Epsilon Team disseram que um deles, o coordenador Xavi Mora, quem conduzia o veículo, foi interceptado em uma área de descanso de uma estrada na Normandia. O outro, David Oliveras, fundador da equipe, foi preso em sua casa, em Barcelona, e transladado posteriormente a Madri, onde declarou e continua preso. Os outros dois detentos, de nacionalidade búlgara, são considerados os cabeças do grupo e foram presos em seu país. A operação continua aberta e a polícia francesa disse neste sábado que haverá novas detenções em outros países, entre eles a Espanha.

A rede fretou a droga, procedente da Bolívia e Colômbia, no barco Río Nevado e a ideia era  levá-la até a Espanha fazendo escala em Le Havre, na França

As 1,393 toneladas de cocaína, a quantidade mais alta apreendida até agora na França, iam envolvidas com uma tripla proteção de plástico e camufladas em pneus depositados no baú do caminhão logístico do Dacar, que neste ano percorreu Argentina, Bolívia e Chile. O preço da cocaína apreendida alcançaria 270 milhões de euros (cerca de 870 milhões de reais) na revenda, disse a polícia.

O caminhão, um 8x8, é um dos veículos do Epsilon Team, uma equipe espanhola criada em 1987 e que desde então oferece serviços de assistência aos competidores. De fato, este onde a droga foi ocultada é o que atende competidores em motos e no qual dormiu nos últimos anos a piloto espanhola Laia Sanz. A sede da equipe, onde estão todos os caminhões e o material, em Can Massaguer, na cidade de La Roca del Vallés (Barcelona), foi também inspecionada pela polícia.

Segundo explicou o escritório central antidroga, conhecido como OCRTRIS, a colaboração entre as forças de ordem francesas, espanholas e búlgaras permitiu averiguar que a rede tinha fretado a droga, procedente da Bolívia e Colômbia, no barco Río Nevado e que sua ideia era a levar até a Espanha fazendo escala em Le Havre. As mesmas fontes afirmaram que os quatro detidos não têm relação com ASO, a empresa que organiza o Dacar, e indicaram que a rede internacional opera há vários meses.

Mora, que ficou incomunicado durante 72 horas, foi interrogado na sexta-feira na sede da OCRTRIS de Nanterre, próximo a Paris. Ali também estava o ministro do Interior da Espanha, Manuel Valls, que quis felicitar pessoalmente os agentes por uma apreensão que definiu como “histórica”. Valls destacou que a cooperação policial com a Espanha e a Bulgária funcionou de maneira impecável.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_