Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Gabo, escritor e jornalista

As imagens da intensa carreira profissional como repórter, professor de jornalistas e escritor ganhador do Nobel

  • Barranquilla, Colômbia, 1953. Gabriel García Márquez (segundo pela direita) na redação do 'El Nacional'.
    1Barranquilla, Colômbia, 1953. Gabriel García Márquez (segundo pela direita) na redação do 'El Nacional'. Gabo Periodista/FNPI
  • 28 de abril de 1955. Reprodução do jornal 'El Espectador' de Bogotá com a publicação de 'Relato de um náufrago' de Gabriel García Márquez.
    228 de abril de 1955. Reprodução do jornal 'El Espectador' de Bogotá com a publicação de 'Relato de um náufrago' de Gabriel García Márquez. EL ESPECTADOR
  • Paris, 1972. Gabriel García Márquez com o escritor chileno Pablo Neruda.
    3Paris, 1972. Gabriel García Márquez com o escritor chileno Pablo Neruda. Gabo Periodista/FNPI
  • Por volta de 1972. Gabriel García Márquez em Barcelona.
    4Por volta de 1972. Gabriel García Márquez em Barcelona. Gabo Periodista/FNPI
  • 1974. Da esquerda a direita, Gabriel García Márquez, Jorge Edwards, Mario Vargas Llosa, José Donoso e Ricardo Muñoz Suay.
    51974. Da esquerda a direita, Gabriel García Márquez, Jorge Edwards, Mario Vargas Llosa, José Donoso e Ricardo Muñoz Suay.
  • Por volta de 1980. Gabriel García Márquez com Jorge Amado.
    6Por volta de 1980. Gabriel García Márquez com Jorge Amado. Gabo Periodista/FNPI
  • Por volta de 1985. Gabriel García Márquez com Graham Greene.
    7Por volta de 1985. Gabriel García Márquez com Graham Greene. Gabo Periodista/FNPI
  • Guadalajara, México, 1994. Gabriel García Márquez e Carlos Fuentes.
    8Guadalajara, México, 1994. Gabriel García Márquez e Carlos Fuentes.
  • Madri, Espanha, setembro de 1995. Gabriel García Márquez em uma viagem na qual participa de uma conferencia na Escola de Jornalismo da UAM-EL PAÍS. Da esquerda a direita, José Miguel Larraya, Gabriel García Márquez, Juan Arias, Miguel Ángel Bastenier e Soledad Gallego-Díaz, todos jornalistas do EL PAÍS.
    9Madri, Espanha, setembro de 1995. Gabriel García Márquez em uma viagem na qual participa de uma conferencia na Escola de Jornalismo da UAM-EL PAÍS. Da esquerda a direita, José Miguel Larraya, Gabriel García Márquez, Juan Arias, Miguel Ángel Bastenier e Soledad Gallego-Díaz, todos jornalistas do EL PAÍS.
  • Madri, Espanha, novembro de 1997. Visita à Real Academia Espanhola com o jornalista e acadêmico Juan Luis Cebrián e Manuel de la Concha, presidente do organismo.
    10Madri, Espanha, novembro de 1997. Visita à Real Academia Espanhola com o jornalista e acadêmico Juan Luis Cebrián e Manuel de la Concha, presidente do organismo.
  • 1998. Gabriel García Márquez comandando uma oficina para editores na sede da Fundação de Novo Jornalismo Ibero-Americano em Cartagena das Índias, Colômbia.
    111998. Gabriel García Márquez comandando uma oficina para editores na sede da Fundação de Novo Jornalismo Ibero-Americano em Cartagena das Índias, Colômbia. Archivo FNPI
  • Havana, Cuba, 1 de janeiro 1999. José Saramago e Gabriel García Márquez dão os braços e cumprimentam em Santiago de Cuba, onde presenciaram o discurso de Fidel Castro no 40º aniversário do triunfo da revolução cubana.
    12Havana, Cuba, 1 de janeiro 1999. José Saramago e Gabriel García Márquez dão os braços e cumprimentam em Santiago de Cuba, onde presenciaram o discurso de Fidel Castro no 40º aniversário do triunfo da revolução cubana. Afp
  • Madri, Espanha, 20 de abril de 1999. Ato de entrega do prêmio Alfaguara de romance ao escritor Manuel Vicent pela sua obra 'Son de Mar'. Da esquerda para a direita, Vicent, Isabel de Polanco, editora de Santillana, e Gabriel García Márquez.
    13Madri, Espanha, 20 de abril de 1999. Ato de entrega do prêmio Alfaguara de romance ao escritor Manuel Vicent pela sua obra 'Son de Mar'. Da esquerda para a direita, Vicent, Isabel de Polanco, editora de Santillana, e Gabriel García Márquez.
  • Havana, Cuba, 11 de março de 2000. Gabriel García Márquez e Arthur Miller assinam o libro de visitas da antiga casa de Ernest Hemingway. Uma delegação de escritores norte-americana encabeçada por Miller e William Styron (que não aparece na imagem), visitam Cuba para estabelecer laços entre intelectuais de ambos países.
    14Havana, Cuba, 11 de março de 2000. Gabriel García Márquez e Arthur Miller assinam o libro de visitas da antiga casa de Ernest Hemingway. Uma delegação de escritores norte-americana encabeçada por Miller e William Styron (que não aparece na imagem), visitam Cuba para estabelecer laços entre intelectuais de ambos países. AP
  • Cidade do México, março de 2001. Gabriel García Márquez entrevista ao subcomandante Marcos com o jornalista Roberto Pombo.
    15Cidade do México, março de 2001. Gabriel García Márquez entrevista ao subcomandante Marcos com o jornalista Roberto Pombo.
  • Cartagena das Índias, 2006. Gabriel García Márquez com Alma Guillermoprieto, Jaime Abello Banfi, Gustavo Bell, José Salgar, Javier Darío Restrepo e Sergio Ramírez na sede da FNPI.
    16Cartagena das Índias, 2006. Gabriel García Márquez com Alma Guillermoprieto, Jaime Abello Banfi, Gustavo Bell, José Salgar, Javier Darío Restrepo e Sergio Ramírez na sede da FNPI. Arquivo FNPI
  • Guadalajara, México, 25 de novembro de 2006. O escritor mexicano Carlos Monsiváis, terceiro da esquerda, recebe o Prêmio Feria Internacional do Livro de Literatura (FIL) das mãos de Gabriel García Márquez, na presença de Carlos Fuentes (esquerda), José Saramago, o presidente da Junta de Andaluzia, Manuel Cháves e a prêmio Nobel Nadine Gordiner, no ato de inauguração da FIL.
    17Guadalajara, México, 25 de novembro de 2006. O escritor mexicano Carlos Monsiváis, terceiro da esquerda, recebe o Prêmio Feria Internacional do Livro de Literatura (FIL) das mãos de Gabriel García Márquez, na presença de Carlos Fuentes (esquerda), José Saramago, o presidente da Junta de Andaluzia, Manuel Cháves e a prêmio Nobel Nadine Gordiner, no ato de inauguração da FIL. EFE
  • Cartagena das Índias, Colômbia, 26 de março de 2007. Gabriel García Márquez cumprimenta durante o IV Congresso Internacional de Língua Espanhola.
    18Cartagena das Índias, Colômbia, 26 de março de 2007. Gabriel García Márquez cumprimenta durante o IV Congresso Internacional de Língua Espanhola. Reuters
  • Guadalajara (México) novembro de 2008. Gabriel García Márquez e Carlos Fuentes durante a conferencia com motivo do 80º aniversário de Fuentes na Feria Internacional do Libro de Guadalajara (FIL).
    19Guadalajara (México) novembro de 2008. Gabriel García Márquez e Carlos Fuentes durante a conferencia com motivo do 80º aniversário de Fuentes na Feria Internacional do Libro de Guadalajara (FIL). AP
  • Março de 2010. Gabriel García Márquez junto a sua esposa Mercedes Barcha e a equipe de maestros, colaboradores e amigos da FNPI, durante a comemoração dos 15 anos da FNPI em Cartagena.
    20Março de 2010. Gabriel García Márquez junto a sua esposa Mercedes Barcha e a equipe de maestros, colaboradores e amigos da FNPI, durante a comemoração dos 15 anos da FNPI em Cartagena. Arquivo FNPI