_
_
_
_

O Papa desmente uma reunião com agentes sociais da Argentina

Dois jornais argentinos publicaram que Francisco tinha previsto se reunir em março com representantes do Governo, sindicatos e empresários

Francisco Peregil
A presidenta argentina Cristina Kirchner, e o Papa, em março de 2013
A presidenta argentina Cristina Kirchner, e o Papa, em março de 2013AFP

O papa Francisco desmentiu hoje a informação difundida pelos diários argentinos La Nación e Perfil, segundo os quais o Pontífice havia chamado ao Vaticano representantes do Governo, sindicatos e empresários para fomentar o diálogo das negociações dos convênios salariais no dia 17 de março.

A agência de notícias do governo, Télam, contou que o papa ligou para sua amiga argentina, Alicia Barrios, jornalista do jornal Crónica e autora do livro Meu amigo o padre Jorge e lhe disse que a convocatória da reunião era “um disparate”. As informações difundidas por diversos meios argentinos e recolhidas pelo EL PAÍS em sua edição digital, relembravam os momentos de tensão vividos entre os agentes sociais após a desvalorização do peso argentino em 20% em relação ao dólar.

A Casa Rosada evitou pronunciamentos sobre a convocatória. Alicia Barrios comentou esta tarde sobre sua conversa com o papa: “Nós rimos, como todos os anos, até que em dado momento lhe disse: ‘Terei que ir antes a Roma porque um jornal daqui disse que em março o senhor chamou os representantes do governo, da UIA (União Industrial Argentina) porque está preocupado com o país'”.

Na edição digital de Crónica foi publicado que Francisco “ficou surpreso e pediu uns minutos para procurar sua agenda enorme”. Depois, informou: “Olha, Alicia, dia 19 vem José María Del Corral (presidente do Conselho Geral de Educação do Arcebispado de Buenos Aires) com Ricardo Pignatelli (titular do Sindicato de Mecânicos e afins ao Transporte Automotor) e é uma reunião sobre educação. Eu não tenho nenhuma reunião agendada de nenhum outro tipo”.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_