_
_
_
_

ONU convida o Irã para participar da cúpula de paz sobre a Síria

O Governo de Teerã não tomou parte de Genebra I por causa da oposição de vários países O Irã é o principal aliado do regime de Assad na região

O secretário geral da ONU informa sobre o convite ao Irã.
O secretário geral da ONU informa sobre o convite ao Irã.EMMANUEL DUNAND (AFP)

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou em uma aparição surpresa que convidou o Irã a tomar parte do diálogo internacional que pretende encontrar uma solução de transição para a guerra civil síria a partir de quarta-feira, durante as conversações chamadas de Genebra II, embora venham a ser realizadas na cidade suíça de Montreaux . “Comprometem-se a desempenhar um papel construtivo”, garantiu o secretário-geral da ONU, depois de falar em várias ocasiões com os representantes iranianos.

O Governo iraniano aceita as condições impostas pelas Nações Unidas para participar do diálogo sobre a Síria. “O Irã deve fazer parte da solução”, disse. O Irã, como lembrou Ban, não foi convidado à primeira reunião. A decisão foi tomada depois de uma longa e cuidadosa consulta com os vários países. Agora, depois de seguir o mesmo processo diplomático, considera-se que deve participar porque, como indicou Ban Ki-moon, "é um dos países vizinhos importantes”.

O regime iraniano, presidido atualmente por Hassan Rohani, é o principal aliado na região do Governo de Bashar al Assad, ao lado da milícia libanesa Hezbollah.

Ban fez o inesperado anúncio em uma coletiva de imprensa na sede da ONU. “O Irã entende que a base das discussões é a plena aplicação do comunicado de 30 de junho de 2012”, afirmou. O encontro na Suíça tem como objetivo que os países expressem sua solidariedade com a Síria. O Governo iraniano, segundo Ban, desempenhará um papel “construtivo” nas conversações de Montreaux.

O objetivo que todas as partes têm em mente é pôr fim ao sofrimento da população síria e marcar o início de uma transição política. Ban Ki-moon também destacou a participação de uma delegação da oposição síria. Agora espera que as partes no conflito atuem de uma maneira honesta e de boa fé, porque se trata de seu futuro. A ONU também encaminhou um convite ao México, entre outros países.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_