_
_
_
_

O novo cardeal espanhol diz que a homossexualidade é uma “deficiência”

Fernando Sebastián acha que a orientação sexual "pode se normalizar com tratamento"

Fernando Sebastián, arcebispo emérito de Pamplona.
Fernando Sebastián, arcebispo emérito de Pamplona.efe

O novo cardeal espanhol designado pelo papa Francisco, Fernando Sebastián, apontou a homossexualidade como uma deficiência e aposta em tratamentos corrigi-la. Foi isso que o arcebispo emérito de Pamplona afirmou em uma entrevista ao diário Sul, de Málaga.

Perguntado sobre a atitude do novo Papa com os homossexuais -que disse: "Quem sou eu para os julgar?"- o cardeal responde: "Uma coisa é manifestar acolhimento e afeto a uma pessoa homossexual e outra, justificar moralmente o exercício da homossexualidade. É possível reconhecer que uma pessoa tem uma deficiência, que é o que é, mas isso não justifica que deixe de a estimar e a ajudar. Acho que essa é a postura do Papa, o mesmo respeito com casal homossexual ou com os divórcios. Estaremos a seu lado, mas a Igreja não pode mudar as exigências da moral".

O arcebispo bateu na tecla da deficiência: "Com todo o respeito, digo que a homossexualidade é uma maneira deficiente de manifestar a sexualidade, porque esta tem uma estrutura e um fim, que é o da procriação. Em nosso corpo temos muitas deficiências. Eu tenho hipertensão, mas, se alguém falar sobre isso, eu vou me aborrecer? É uma deficiência que tenho de corrigir da melhor maneira".

Em relação ao escândalo sobre a pederastia na Igreja, que nesta semana foi discutido na ONU, Sebastián disse: "Na Igreja temos que educar bem nos seminários, discernir, selecionar os candidatos a sacerdotes o melhor que podemos, sempre cientes de que as pessoas não são máquinas e podem falhar. É admirável o valor de Bento XVI e do Papa Francisco de enfrentar este problema, reconhecer as deficiências e remediar na medida que cabe à Igreja".

O espanhol faz parte do primeiro turno de novos cardeais eleitores designados por Francisco. A lista inclui 19 pessoas, incluídos três eméritos e quatro membros da Cúria. Entre os outros 12, ganha peso a América Latina, com 4, e África e Ásia com dois cada uma.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_