_
_
_
_

Peña Nieto aposta no crescimento econômico do México em 2014

O presidente reitera em seu discurso de Ano Novo que o petróleo “é e continuará sendo dos mexicanos”

Pablo de Llano Neira
Enrique Pe?ou.
Enrique Pe?ou.PRESIDENCIA DE MÉXICO

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, aposta em um maior crescimento da economia mexicana em 2014, disse ele durante uma mensagem presidencial de Ano Novo proferida na noite de quinta-feira. Em um breve discurso transmitido por todas as emissoras, ele argumentou que as reformas estruturais adotadas em 2013 – seu primeiro ano completo na Presidência, que definiu como “o ano das grandes reformas” – ofereceram “condições reais” para a decolagem econômica.

Peña Nieto fez menção à mais controversa de suas reformas, a energética, que abriu a indústria petrolífera estatal à iniciativa privada. Rechaçando críticas da esquerda, que o acusa de estar cedendo a soberania do petróleo às petroleiras transnacionais, o presidente reiterou que o petróleo “é e continuará sendo dos mexicanos”.

No primeiro ano do mandato de Peña Nieto, a economia recuou e teve um fraco crescimento de cerca de 1,3%. Para 2014, seu gabinete prevê um crescimento de cerca de 4%.

No primeiro ano de Peña Nieto, a economia mexicana recuou e teve um crescimento fraco, de apenas 1,3%

Na manhã de quinta-feira, o presidente promulgou uma reforma financeira que pretende impulsionar o crescimento econômico. Com a reforma financeira, o governo quer aumentar em 15% o crédito dos bancos de desenvolvimento, entidades federais que concedem empréstimos a juros mais baixos do que os de mercado para apoiar setores específicos.

Peña Nieto afirmou que a reforma deverá incentivar empreendedores e a criação de empresas, além de promover obras e mais exportações. O ministro das Finanças, Luis Videgaray, definiu a reforma financeira como um “gatilho para o crescimento”. Agustín Carstens, governador do Banco do México (banco central), considerou que a medida terá impacto sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Além de lançar esta reforma, o presidente se reuniu pela manhã com o seu gabinete em Los Pinos, a residência oficial. A reunião durou quatro horas e Peña Nieto salientou à sua equipe a necessidade de trabalhar para o desenvolvimento da economia e contra os atrasos socioeconômicos de grande parte da população. Segundo estatísticas oficiais, 45% dos mexicanos (ou seja, 53 milhões de pessoas) vivem na pobreza.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_