Angela Merkel quebra a pélvis em acidente de esqui na Suíça

A chanceler, que presume ser uma consumada esportista, teve que suspender todas as atividades de sua agenda

Angela Merkel, em uma estação de esqui, no último Natal.CORDON

A chanceler alemã Angela Merkel, de 59 anos, que tem por costume passar suas férias de fim de ano no vale alpino suíço de Engadina para praticar seu esporte favorito, o esqui, sofreu um acidente e quebrou a pélvis. A notícia foi dada no início da manhã de hoje por seu porta-voz, Steffen Seibert, que anunciou que Merkel deverá cancelar todas as suas atividades, por pelo menos três semanas. "Trata-se de uma contusão severa associada a uma fratura incompleta do anel pélvico”, disse o porta-voz, ao apontar que os médicos recomendaram repouso absoluto e que o acidente vai impedi-la de viajar. Porém, Merkel poderá seguir atendendo a alguns assuntos por telefone e recebendo seus colaboradores.

A cada ano, Merkel e seu esposo, o químico Joachim Sauer, refugiam-se no vale alpino suíço, localizado a 10 quilômetros de St Moritz para desfrutar da paz, do anonimato e de seu esporte favorito.

O porta-voz não precisou quando ocorreu o acidente, mas certamente o fato deu-se na semana passada, já que tudo estava programado para que Merkel reiniciasse suas atividades nesta segunda-feira. Segundo informações não oficiais, Merkel regressou na semana passada a Berlim, achando que sofria apenas de uma forte contusão.

Por precaução, deixou-se examinar, na sexta-feira, por um médico, que detectou a fratura parcial. Apesar do acidente, a chanceler tem previsto para esta quarta-feira dirigir a primeira reunião de gabinete do Governo de grande coalizão.

Mas Merkel, que precisará de um andador para caminhar, teve que cancelar uma viagem que tinha agendado para a Polônia nesta quarta-feira, e uma entrevista com o novo primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, programada para a quinta-feira desta semana.

No primeiro comunicado oficial sobre o acidente, o porta-voz não deu detalhes de como havia ocorrido, mas o jornal Bild apontou em sua página na internet que a causa poderia ser devido "ao material obsoleto" de seus esquis. Merkel, usa os mesmos esquis há 20 anos, que foram construídos com a assinatura Germina Alpha CS, uma fábrica da ex RDA.

A chanceler presume ser uma grande esportista. Além de praticar com asiduidade o esqui, é uma amante das montanhas. Costuma passar os verões fazendo trilhas.

Arquivado Em