_
_
_
_
A SAÚDE DO REI

O rei da Espanha recebe alta hospitalar cinco dias após a operação de quadril

Equipe médica de dom Juan Carlos anuncia que a infecção desapareceu O monarca, que já deixou o centro médico, fará reabilitação "em regime ambulatorial"

Natalia Junquera
O rei da Espanha deixa o Hospital Quirón, em Madri.
O rei da Espanha deixa o Hospital Quirón, em Madri.luis sevillano

O rei Juan Carlos, da Espanha, já deixou o hospital, cinco dias após ter sido operado no quadril pela quinta vez. A equipe de médicos do Hospital Quirón, em Madri, fez o anúncio da alta hospitalar no boletim do meio-dia no horário local (9h em Brasília).

"O processo infeccioso no quadril desapareceu", declarou a porta-voz do hospital, a gerente do centro Luzia Alonso, que explicou que o monarca completou "de forma muito satisfatória" o pós-operatório e conseguiu "autonomia suficiente para os movimentos cotidianos". Juan Carlos receberá um plano de reabilitação em regime ambulatorial, acrescentou a porta-voz.

O príncipe Felipe assegurou pela manhã que o rei receberia alta médica nesta segunda-feira. Assim falou aos meios de comunicação pouco depois do cancelamento de seu voo ao Brasil, que tinha previsto pegar ontem à noite, devido a uma avaria no avião. O cirurgião que conduziu a operação, Miguel Cabanela, explicou depois da operação que o tempo de hospitalização previsível era "de quatro a sete dias".

O último boletim médico assinalava que o Rei progride "sensivelmente" em sua reabilitação, caminhava "com ajuda de um andador" dentro e fora de seu quarto e mantinha as "expectativas iniciais" de que poderia receber a alta.

Na cirurgia de quinta-feira, Cabanela e seu colaborador habitual, o cirurgião norte-americano Robert Trousdale, implantaram uma prótese definitiva no quadril esquerdo do rei e completaram assim o procedimento cirúrgico iniciado em 24 de setembro, quando retiraram a que levava desde novembro do ano passado e que tinha lhe provocado uma infecção.

O monarca começou na sexta-feira à tarde a caminhar com a ajuda de um andador dentro do quarto do hospital e as análises das mostras de tecidos extraídos durante a intervenção cirúrgica confirmaram ontem que a infecção desapareceria por completo.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_