_
_
_
_

Valdés cai no seu melhor momento

O Barça perde seu número 1, presente sem pausas desde 2008, pelo restante da temporada

Nadia Tronchoni

Víctor Valdés não queria distrações nesta temporada. Será, por decisão própria, a última de numa longa trajetória no Barcelona, o seu clube do coração. E decidiu que seria também a temporada da sua vida. Disse no último mês de maio que seu ciclo terminaria em 2014, e que ele, cinco vezes ganhador do troféu Zamora, pretendia encerrar essa etapa nas melhores condições. Estava dedicado a isso, a ter um momento em grande forma. No entanto, uma lesão o impediu de manter seus planos com naturalidade. Passará um mês e meio afastado por causa de uma lesão muscular, algo incomum para um goleiro.

O arqueiro do Barcelona, que em janeiro completará 32 anos, sentiu uma pontada no amistoso disputado na terça-feira pela seleção espanhola contra a África do Sul, em Johanesburgo. Deu um pique para sair da área e o músculo se rasgou. Imediatamente ele soube que não era uma simples fisgada. O jogo não se interrompia, então ele se atirou ao chão. A primeira observação dos médicos da Espanha já previa uma ruptura muscular e um mês e meio de afastamento. E o diagnóstico não demorou a se confirmar. Valdés foi o primeiro a sair do vestiário – de muletas. E com elas aterrissou ontem num avião particular em Barcelona, onde os médicos da equipe azul-grená concordaram com o prognóstico inicial. O goleiro do Barça sofreu uma “ruptura miotendinosa próxima ao gêmeo interno da perna direita”, segundo confirmou o clube.

A ausência estimada é, na prática, de seis semanas – o mesmo que Messi irá demorar para voltar. E Valdés – como o argentino – perderá as próximas oito partidas: contra Granada, Athletic, Villarreal e Getafe pela Liga Espanhola; contra o Ajax e o Celtic pela Liga dos Campeões; e o duplo confronto com o Cartagena pela próxima fase eliminatória da Copa do Rei. Para essa fase, o Barça contaria com José Manuel Pinto no gol, por mais que Gerardo Martino ainda não tivesse anunciado em público se ele também faria parte do time. Essa é uma competição que tanto Guardiola quanto Vilanova, seus antecessores, haviam escolhido para que o habitual goleiro reserva ganhasse minutos e confiança.

O clube, em busca para um substituto para o gol na próxima temporada, não irá ao mercado no inverno europeu

Portanto, além da contusão de Messi, referência no ataque do clube azul-grená, Martino perde também o seu número 1, Valdés, outro insubstituível, de quem mal há lembrança de ausências importantes nos últimos anos. Jogou praticamente tudo, exceto a Copa do Rei, nas duas primeiras temporadas de Guardiola, de 2008 a 2010; teve um episódio de febre e vômitos na temporada de 2010-11, e também uma distensão no joelho que o manteve afastado por duas semanas. Na temporada seguinte sofreu um edema ósseo por causa de uma pancada, mas se recuperou em dois dias. E na temporada passada sofreu dois episódios de fascite plantar: perdeu uma partida pela seleção da Catalunha e outra contra o Betis. Esse é o sucinto capítulo das baixas nas cinco temporadas anteriores.

Valdés não costuma se machucar. E menos ainda se ausentar por problemas musculares. “Uma lesão muscular em um goleiro é rara, as baixas costumam ser mais por pancadas. Eu sofri uma ou outra, e te deixa um pouco desconcertado, então não é uma boa notícia”, disse o diretor esportivo do Barça, Andoni Zubizarreta.

Ele, que ocupou a mesma posição e vestiu a mesma camisa que o jogador de Hospitalet de Llobregat, tentou sem sucesso convencer o goleiro a não deixar o clube. De modo que, a poucos meses de terminar a passagem de Valdés pelo Camp Nou, Zubi já tem a substituição preparada. O primeiro a chegar pode ser Pepe Reina, que já havia assinado um pré-contrato no verão europeu passado, motivo pelo qual o Liverpool o emprestou ao Napoli. O outro seria Ter Stegen, do Borussia Mönchengladbach.

A ausência inesperada de Valdés não obriga, apesar de tudo, a acelerar nenhuma negociação, pois o Barça não cogita incorporar um novo goleiro na janela de negociações do inverno europeu. “Temos Pinto, Oier e Masip, jogaremos com um deles, e seguramente irá bem”, disse Zubizarreta.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_