_
_
_
_
_

EUA admitem concessões à China em troca de ajuda contra “ameaça” coreana

O presidente norte-americano está disposto, inclusive, a não declarar o parceiro comercial como manipulador da própria moeda

O presidente Donald Trump com Xi Jinping em Mar-a-Lago.
O presidente Donald Trump com Xi Jinping em Mar-a-Lago.CARLOS BARRIA (REUTERS)

Donald Trump volta a ajustar sua doutrina, se é que tem uma. O presidente dos Estados Unidos fala agora de fazer concessões econômicas à China em troca de ajuda para neutralizar a ameaça da Coreia do Norte. Nesse sentido, mostra-se partidário de não declarar seu principal parceiro comercial como país manipulador da própria moeda. Ao contrário, considera que o dólar está “forte demais” mas não atribui apenas a que outros países desvalorizem suas moedas.

Mais informações
Trump chama Assad de “animal”, mas diz que EUA “não entrarão” na Síria
Porta-voz da Casa Branca gera polêmica ao afirmar que Hitler não usou armas químicas
EUA condenam chavismo por “calar vozes da oposição” na Venezuela
Coreia do Norte afirma estar preparada para qualquer tipo de guerra desejada pelos EUA

O Tesouro norte-americano costuma publicar em meados de abril seu relatório semestral sobre o mercado internacional de câmbio. Este ano havia grande interesse em Wall Street para saber como Trump transferiria a retórica protecionista da campanha para a realidade. O então candidato prometeu que não recuaria um milímetro rotular a China como manipuladora de sua moeda.

Voltou a dizer isso no primeiro dia no Salão Oval. Mas, três meses depois, o inquilino da Casa Branca reconsidera sua postura e se distancia de um dos pilares principais de sua campanha. “Não são manipuladores de sua moeda”, afirmou o presidente em uma entrevista ao The Wall Street Journal menos de uma semana depois de sua reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, em Mar-a-Lago.

Trump, em suas próprias palavras, ofereceu a Xi um acordo comercial mais favorável em troca de ajuda para enfrentar a ameaça nuclear da Coreia do Norte. Como se se tratasse de um pacto comercial, o presidente afirma que, apesar de não gostar de ver o déficit da balança em níveis tão altos, a barganha “vale a pena” e que denunciar a China como manipuladora poderia complicar o diálogo.

O relatório anterior do Tesouro publicado em outubro, quando o democrata Barack Obama ainda era presidente, citava a China e outros cinco países entre as economias que eram acompanhadas de perto por suas práticas injustas. Evitava assim chegar ao extremo de acusá-las diretamente, algo que não faz desde 1994. O secretário do Comércio, Wilbur Ross, está elaborando uma lista negra de países que prejudicam o comércio, para tomar medidas a respeito.

É o dólar, não o yuan

A China se absteve, além disso, na quarta-feira, dia 12, do voto no Conselho de Segurança quanto à resolução apoiada por Estados Unidos, França e Reino Unido que solicitou uma investigação do ataque químico na Síria. Na prática, tem pouca utilidade, porque o rascunho foi vetado pela Rússia. Pequim, além disso, já renunciou a usar o bloqueio em outras ocasiões. Trump, no entanto, considera que é uma demonstração de que quer cooperar.

Na entrevista, o presidente dá mais um nó em sua interpretação da realidade. Não é que o yuan esteja fraco demais, afirmou, é que o dólar “está forte demais”. E nesse sentido diz que “a culpa em parte é minha”. “As pessoas confiam em mim”, acrescentou. Mas também disse que a valorização do dólar “acabará causando danos”, referindo-se à perda de competitividade para as empresas exportadoras.

O dólar valorizou 2% desde as eleições. É pouco comum que o inquilino da Casa Branca coloque em dúvida a força do dólar. Mas também não é a primeira vez que Trump diz isso. A reação foi imediata no mercado de câmbio e em apenas 15 minutos a moeda dos EUA perdeu 0,5% de seu valor. O presidente também diz agora que gosta de uma política de juros baixos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_