Decreto de Trump põe obstáculos na emissão de vistos para brasileiros
Agora só menores de 14 anos e maiores de 80 estarão livres de entrevistas para primeiro visto
A emissão de vistos para brasileiros também foi afetada pelo decreto assinado pelo presidente norte-americano Donald Trump que barra refugiados e imigrantes de sete países majoritariamente muçulmanos. Foi ampliada a exigência de entrevistas para vistos emitidos pela primeira vez e, no caso de renovações, foi encurtado o prazo em que é possível conseguir o documento sem passar por uma nova entrevista. Além do Brasil, a Argentina também foi atingida pela mudança.
Antes do decreto, solicitantes entre 14 e 15 anos e entre 66 e 79 anos possuíam isenção de entrevistas para a emissão dos vistos. Com a mudança, porém, só terão isenção aqueles com idade inferior a 14 anos ou a partir de 80 anos.
Aos que desejam renovar o visto após o vencimento, o período permitido para que o façam sem ter que fazer novas entrevistas é de até 12 meses. Anteriormente, a renovação sem entrevista poderia ser feita em até quatro anos. Continuam a ter isenção de entrevista os solicitantes de vistos diplomáticos e oficiais de governos estrangeiros e organizações internacionais.
O decreto de Trump provocou onda de críticas de vários líderes mundiais e organizações, além de protestos nos EUA. O endurecimento das regras migratórias parece deixar mais distante a meta brasileira de obter o fim da exigência de vistos dos EUA para brasileiros em negociação há anos com a Casa Branca.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.