_
_
_
_
_

Lei que autoriza uso medicinal da maconha avança na Argentina

Iniciativa passa na Câmara sem votos contrários, mas não permite o autocultivo. Vai ao Senado

Mães de pacientes acompanham o debate no Congresso Nacional.
Mães de pacientes acompanham o debate no Congresso Nacional.EFE
Mais informações
Colômbia aprova primeira licença para maconha medicinal
Cidade do México aposta na legalização da maconha para uso medicinal
Maconha legal floresce na América Latina
Legalização da maconha muda hábitos no Uruguai

Após vários anos de reivindicação por parte das mães de pacientes, e em consonância com o que acontece em vários outros países da região, a Argentina deixou de olhar para o outro lado e se dispôs a avançar num assunto que sempre cai na espiral da polêmica sem dar soluções a ninguém. Nesta quarta-feira, o debate promovido pelas organizações Cameda e Mamá Cultiva finalmente deu frutos, ainda que apenas parcialmente. A Câmara de Deputados aprovou, com 221 votos favoráveis e nenhum contra, o projeto que já havia passado pelas comissões de Saúde e Segurança Interior, regulamentando as doses de óleo de Cannabis que podem ser administradas a pacientes devidamente cadastrados pelas autoridades.

O projeto autoriza o Governo nacional a pesquisar a planta, importar e distribuir o seu óleo, mas não despenaliza o autocultivo, prática entendida como a produção caseira da flor da qual se extrai o óleo, uma prática já adotada clandestinamente por centenas de famílias na Argentina. Trata-se, além disso, apenas de uma “janela temporal” para a importação, até que o Estado esteja em condições de produzi-lo, por intermédio do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA).

Segundo especialistas, a grande contradição do projeto é considerar que o óleo da Cannabis é passível de ser padronizado. Como observa Valeria Salegh, presidenta do Mamá Cultiva, “já descobrimos que as moléculas isoladas não servem para nada, precisamos da planta completa”.

A lei em discussão criaria um programa de fomento para a atividade e autorizaria a agência nacional de medicamentos (Anmat) a distribuir o óleo aos pacientes que comprovadamente possam se beneficiar da substância para mitigar os sintomas de certas doenças. Também se prevê que o Ministério da Saúde crie um cadastro nacional de pacientes autorizados a usar a maconha para fins medicinais.

“Saímos satisfeitos porque entendemos que damos um passo importante, no qual a planta da Cannabis finalmente deixa de ser estigmatizada”, diz Salegh, “É uma planta milenar e com muitas propriedades, finalmente o Poder Legislativo começa a ver dessa maneira. Não se regulamenta o autocultivo, mas no artigo oitavo da norma há um registro que nos exime do artigo quinto da lei de drogas [que prevê penas de prisão para quem planta maconha]. De alguma forma, geramos um guarda-chuva jurídico para que mantenhamos nossa prática.”

Países como Colômbia, Chile e Uruguai adotaram medidas que regulamentam o consumo da maconha, descrevendo seu uso como uma forma de medicina alternativa. Durante as últimas semanas, várias celebridades participaram de um vídeo em que apoiavam a iniciativa do Mamá Cultiva para permitir que as famílias tenham suas próprias plantas de maconha. A ONG disse em um relatório que o óleo em poder dos usuários e pacientes garante “a existência de uma rede de saúde pública que não dependa da indústria farmacêutica e da sua concepção mercantilista da medicina, reforçando o direito à saúde como bem social e humanitário”. Atenta a essa reivindicação, a oposição apresentou outra iniciativa que autoriza o cultivo doméstico.

“Somos usuários responsáveis, a única coisa que queremos é cuidar dos nossos filhos. Tínhamos filhos dopados, multimedicados e babando, e com uma gota de óleo conseguimos que nos sorrissem, olhassem nos nossos olhos e conectassem conosco. É tocar o céu com as mãos, e desejamos isso a todas as mães do mundo”, conclui Salegh.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_