_
_
_
_
_

Como foi a investigação que revelou o assassino da família brasileira na Espanha

Patrick Nogueira Gouveia pede ajuda na prisão para que lhe "tirem esse ódio" da cabeça

Patrick Gouveia, em Guadalajara (Espanha).
Patrick Gouveia, em Guadalajara (Espanha).Pepe Zamora (EFE)

Patrick Nogueira Gouveia diz que matou seus tios, de 39 anos, e seus dois primos pequenos, de 1 e 4 anos, “na entrada do chalé” em que viviam, no conjunto habitacional de Pioz, na região de Guadalajara, na Espanha. Cravou uma faca no pescoço deles, rompendo com precisão a artéria aorta e a jugular. Em pouco tempo perderam muito sangue. Conta que primeiro matou a mulher de seu tio, Janaina Santos Américo. Depois as crianças. E depois esperou seu tio, Marcos Campos, chegar do trabalho. Não lhe deu tempo para reagir. Todos morreram da mesma forma, “mais típica de um assassino profissional do que de um rapaz de 20 anos”, segundo os investigadores. Por último, usando uma das facas maiores de um “jogo de chef” que havia na casa, cortou os corpos dos adultos e colocou-os em seis sacos plásticos. Empilhou-os na sala da casa, ainda sem mobília porque havia apenas um mês que a jovem família brasileira, proveniente de João Pessoa, Paraíba, tinha se mudado para lá.

Patrick passou a noite toda de 17 de agosto e a madrugada de 18 limpando os restos de sangue, invisíveis a olho nu, mas perceptíveis com o reagente usado pela polícia científica. Tinha tomado um ônibus de Alcalá de Henares (município da Espanha), onde procurou um apartamento para dividir com dois estudantes, depois que seus tios decidiram “deixá-lo largado” em Torrejón, onde viveu com eles por alguns meses de 2016. Às 6:55 da manhã de 18 de agosto tomou o ônibus de volta para Alcalá, onde continuaria sua vida normal, de treinos e exercícios, até que alguém descobriu os corpos e seus planos foram frustrados.

Mais informações
Foi assim que o assassino da família brasileira em Guadalajara apagou seus rastros
O assassino da família brasileira na Espanha fugiu para o Brasil após o crime

Tinha chegado à Espanha, estimulado por seu tio Walfran Campos, irmão de Marcos, para tentar se tornar um jogador de futebol de elite. Entrou na equipe de futebol de Torrejón e se inscreveu na academia. No entanto, apesar de treinar diariamente, em cinco meses não tinha nenhum amigo. “Todas as relações dele se baseavam no benefício que obtinha delas; na verdade, estava sozinho, e sua única conexão era a família”, relata uma fonte da investigação. Todos se lembram dele como uma pessoa introvertida, que “ficava na dele”.

Os corpos foram encontrados em 18 de setembro passado, depois que um vizinho chamou a Guarda Civil (a polícia espanhola) de Horche, uma cidade próxima, reclamando do forte odor. Teria início nesse momento uma investigação que terminaria por resolver um dos crimes mais apavorantes da história recente da Espanha.

“Senti um ódio incontrolável; eu precisava matá-los.” Mas por quê? “Não sei, uma coisa entra na minha cabeça, me ajudem a tirar isso da cabeça”, declarou o acusado no fim de semana aos investigadores e a um juiz da cidade de Guadalajara, sede da província onde fica Pioz.

Duas armas diferentes para matar

Patrick, que reconhece o crime quádruplo cometido com frieza, não responde a nenhuma pergunta concreta sobre como praticou os assassinatos. O que fez com as armas usadas? Supostamente, usou uma para matá-los, e outra para cortar os corpos. Onde conseguiu os sacos e a fita adesiva com a qual os lacrou? Também não diz nada sobre o que fez com tudo que usou para limpar a cena do crime. Limita-se a contar que levou os celulares das vítimas e alguns bens da família.

Por muito pouco, questão de uma hora, não foi capturado pela Guarda Civil no dia em que voou para o Brasil, em 22 de setembro, dois dias depois de os corpos serem encontrados. Fez escala em Portugal, onde também não chegaram a tempo de prendê-lo. Já no Brasil, foi possível observar pelas câmeras de segurança que seu pai, com quem tinha previsto uma viagem pela Europa no fim de outubro e meados de novembro, o esperava no aeroporto. Havia antecipado uma passagem de volta prevista para 16 de novembro, quando os dois planejavam chegar juntos ao Brasil.

“Não sei nada do meu filho”, mentiu o pai aos investigadores que lhe telefonaram. Apenas quatro dias haviam transcorrido desde a descoberta dos corpos, e os holofotes já estavam voltados para “um quinto membro da família”, que parecia fugir. Foi o que disse Patrick a seus pais e à sua irmã Hanna, advogada. “Eu tinha medo de ser o próximo”, mentiu, pedindo que o protegessem.

"Senti um ódio incontrolável", disse Patrick a um juiz após ser preso

Seu DNA foi encontrado no jogo de facas profissional, que permanecia completo na cozinha da família. “É normal, eles conviveram durante meses”, argumentaram Patrick e seus familiares no Brasil no transcurso de uma investigação que ia ficando cada vez mais séria e já descartava completamente a hipótese inicial de um “ajuste de contas” cometido por “matadores profissionais”. O DNA dele também estava nos nós das sacolas que continham os corpos e na fita isolante, e ainda em algumas gotas de suor no chão. Além disso, seu celular indicava sua presença em Pioz na tarde de 17 de agosto e na manhã seguinte. A partir desse dia, ninguém mais apareceu para recolher o pão que o padeiro deixava diariamente na grade do imóvel, e que foi quem deu o telefone de Marcos aos investigadores. Eram coincidências demais para que ele pudesse se declarar inocente.

Tratamento contra alcoolismo

Seu tio Marcos sabia da brutal agressão que Patrick havia cometido contra um professor aos 16 anos, num colégio da Paraíba, e que havia passado por tratamento contra alcoolismo. Começou a se sentir incomodado com o tratamento que o sobrinho dispensava à sua mulher e aos seus filhos. Chegou inclusive a comentar com colegas de trabalho que Patrick estava “obcecado por Janaína”. A convivência se desgastava a cada dia. Patrick passava muito tempo fechado no seu quarto. Até que a família decidiu se mudar sem ele. “Isso o enfureceu”, disseram fontes da investigação, apesar de durante os interrogatórios ele ter “negado que estivesse obcecado pela tia”. É o único motivo possível, mas ele nega.

Depois de ele passar quase um mês trancado na casa de seus pais na Paraíba, e após se declarar inocente à polícia local, na presença de um advogado, sua irmã viajou para a Espanha a fim de conhecer as provas contra Patrick. Diante da contundência dos indícios, ela voltou ao Brasil e convenceu o irmão a se entregar na Espanha. “Numa prisão brasileira ele não sobreviveria nem um mês.”

Voo monitorado

Patrick pegou um avião na noite de terça-feira da semana passada. Apesar de ser alvo de um mandado internacional de prisão, a Polícia Federal brasileira permitiu que ele embarcasse, não se sabe se propositalmente ou por uma falha no controle de passaportes. Só a irmã dele sabia dos planos. Ele disse aos pais que iria à Espanha “para esclarecer as coisas”. Viajou por 10 horas como um passageiro comum, mas sabendo que iria se entregar. Depois que o avião decolou, a Guarda Civil foi informada da sua viagem e, temendo algum incidente a bordo, monitorou esse voo até seu pouso em Madri. Lá, ao pé da escada do avião, foi algemado aquele que, nos dois lados do Atlântico, já é conhecido como “o assassino de Pioz”.

Desde sexta-feira, quando prestou depoimento a um juiz, dorme numa prisão espanhola. Mas tudo indica que acabará numa ala psiquiátrica, em tratamento. Ser um “psicopata de manual”, como o definem os investigadores, não o torna inimputável. “Os psicopatas sabem o que fazem. Por isso buscam destruir seus rastros, fugir e, como Patrick, têm uma memória seletiva em suas declarações”, diz uma das fontes.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_