_
_
_
_
_

Isabel Allende anuncia sua candidatura à presidência do Chile

A presidenta do Partido Socialista, filha do ex-presidente Salvador Allende, disputará a indicação com Ricardo Lagos

Isabel Allende e Michelle Bachelet.
Isabel Allende e Michelle Bachelet.ALEX IBAÑEZ (EFE)

A senadora chilena Isabel Allende Bussi, presidenta do Partido Socialista e filha do ex-presidente Salvador Allende, anunciou que tentará ser a candidata do seu partido à sucessão da presidenta Michelle Bachelet, também socialista. Há vários outros pré-candidatos dentro da agremiação, inclusive o ex-presidente Ricardo Lagos.

“Explicitei minha vontade de ser candidata, se assim decidirem os socialistas”, afirmou Allende em entrevista publicada pelo jornal La Tercera. “Caberá ao Comitê Central do PS decidir o cronograma e o método com que o Partido Socialista abordará sua conduta política frente ao desafio presidencial, parlamentar e de representantes regionais no ano que vem”, acrescentou a senadora, que fez o anúncio na véspera do 43º aniversário da morte do seu pai, ocorrida dentro do palácio presidencial de La Moneda durante o golpe de Estado encabeçado pelo general Augusto Pinochet, em 11 de setembro de 1973.

Mais informações
EUA condenam ex-militar chileno pelo assassinato de Víctor Jara
Ensino universitário gratuito no Chile encalha
Bachelet: "A crise política é internacional"
Franco e Allende, amizade insólita

Apesar desse anúncio, a presidenta do PS quis dedicar especial atenção às eleições municipais de 23 de outubro, onde a força da coalizão progressista Nova Maioria será posta à prova. “Por que nos apressarmos tanto se o principal desafio é a eleição municipal? Além disso, se formos bem, então poderemos ter uma melhor projeção”, observou.

"Hoje, quero convidar todas e todos os socialistas a trabalharem coletivamente, unidos e organizados, na elaboração das propostas programáticas que queremos para o futuro do Chile. Somos nós, mais do que ninguém, quem tem o dever de colocar no centro do debate político a solidariedade, a participação cidadã, o papel de um novo Estado para uma nova economia e um desenvolvimento inclusivo e sustentável”, concluiu Allende.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_