_
_
_
_
_

‘Super Abe’: premiê do Japão vira Mario para apresentar Tóquio 2020

Vídeo da próxima sede olímpica, com Shinzo Abe como protagonista, foi pura cultura pop japonesa

Shinzo Abe como Super Mario, na cerimônia de encerramento da Rio 2016.
Shinzo Abe como Super Mario, na cerimônia de encerramento da Rio 2016.STOYAN NENOV (REUTERS)

Com o fim da Olimpíada do Rio 2016, neste domingo, começou a contagem regressiva de quatro anos para a próxima edição dos Jogos Olímpicos. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, se encarregou de apresentar o futuro país anfitrião. Se a cenografia da apresentação de Tóquio 2020 serve de parâmetro, a Olimpíada do Japão promete ser tecnológica e descontraída.

No vídeo de introdução, atletas e personagens de ficção passam entre si uma bola vermelha, simbolizando o sol nascente da bandeira japonesa, que afinal vai parar nas mãos do primeiro-ministro. Ele percebe que está atrasado para a cerimônia de encerramento da Olimpíada no Rio e se transforma no mítico personagem de games Super Mario.

O famoso encanador, acompanhado de Doraemon, instala uma tubulação num conhecido cruzamento de ruas no bairro de Shibuya, em Tóquio, que atravessa a Terra na vertical até chegar ao Rio de Janeiro. Abe/Mario se joga na tubulação segurando a bola vermelha, viaja pelo centro do planeta e chega à outra ponta. De macacão e boné, o premiê japonês – novamente em carne e osso – aparece sobre o palco, bem no meio do Maracanã.

Tóquio usou a tecnologia, o futurismo e a cultura pop na apresentação da sua Olimpíada, a primeira no país desde 1964. As imagens misturavam os arranha-céus com edifícios tradicionais japoneses, personagens de ficção mundialmente conhecidos, como Hello Kitty e Oliver e Benji, com atletas olímpicos, realidade com ícones digitais como os bonequinhos do game Pac-Man.

Com robôs, os organizadores da próxima Olimpíada colocaram a bandeira japonesa no centro do estádio, enquanto as luzes marcaram a coreografia de hologramas transformados em bailarinos, numa exibição da alta tecnologia pela qual o Japão é conhecido.

A apresentação japonesa virou trending topic, com hashtags como Mario Bros, Super Mario e #tokio2020. Muitos tuiteiros ficaram entusiasmados com o aperitivo do que ocorrerá dentro de quatro anos no Japão.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_