_
_
_
_
_

Mujica afirma que Raúl Castro deixará a presidência

O ex-presidente uruguaio, que também deixará a política, diz que o cubano “já tomou a decisão”

Pepe Mujica (à esq.) e Raúl Castro, em encontro em Havana, em 24 de julho de 2013.
Pepe Mujica (à esq.) e Raúl Castro, em encontro em Havana, em 24 de julho de 2013. ERNESTO MASTRASCUSA (AFP)
Mais informações
Hollande e Castro dão novo passo nas relações bilaterais
Cuba anistia médicos desertores
Mas Raúl Castro tem um irmão?
Raúl Castro volta aos Estados Unidos mais de meio século depois

Fidel (Castro) já deixou o Governo. E faz tempo. E agora Raúl sairá, já tomou a decisão e está com 85 anos (que completará em junho). Por que? Porque com ninguém controla a biologia, é preciso respeitá-la porque ela é determinante”, declarou o ex-presidente do Uruguai José Mujica ao jornal La República, que publicou a entrevista nesta segunda-feira.

O político afirmou que, assim como deixará dentro de três meses a sua cadeira no Senado e apolítica como um todo, também Raúl Castro decidiu deixar a presidência de Cuba. O ex-guerrilheiro tupamaro visitou aquele país recentemente, quando esteve com Raúl e com Fidel Castro.

Aos 80 anos de idade, o líder do MPP (dentro da coligação Frente Ampola, no Governo) prevê deixar a sua cadeira no Senado uruguaio em abril. Juntamente com o dirigente, outros senadores da velha-guarda dos Tupamaros deixarão seus postos para dar lugar a novas gerações.

“A esta altura da minha vida, tenho de aspirar a viver um pouco mais. Se assumo responsabilidades que sei que fisicamente são muito pesadas e acabaram por me esgotar, a única coisa que estou fazendo é precipitar o dia em que entrarei no cemitério”, disse Mujica, que continua a ser um dos políticos mais populares do seu país.

O senador comentou as mudanças atualmente em curso em Cuba: “Há uma vontade, à sua maneira, de operar mudanças que incentivem a iniciativa privada, pequena, de caráter familiar, para que o Estado se dedique às coisas maiores. Uma abertura para o mundo, pois percebem que com sua posição geográfica e com a melhora da relação com os Estados Unidos, o turismo crescerá enormemente”, declarou. Mujica esteve em Havana no final de janeiro. Além de se reunir com Raúl e Fidel Castro, pronunciou um discurso na sede da Casa de las Américas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_