Líder do Estado Islâmico adverte que vai atacar Israel em breve
Al-Baghdadi afirma que os bombardeios da coalizão e da Rússia não danificaram suas forças
O líder do Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, ameaça atacar diretamente Israel. Em uma mensagem gravada em uma fita e divulgada através de contas de Twitter normalmente usadas pelos jihadistas, o chefe do califado diz: “Com a ajuda de Alá, estamos chegando cada vez mais perto de vocês. Os israelenses nos encontrarão em breve na Palestina. Já não se trata de uma guerra contra os cruzados. O mundo inteiro está lutando contra nós agora”. Não se sabe a identidade do autor da gravação ou da data em que foi feita, mas parece ser posterior ao início dos bombardeios russos na Síria, nem do motivo pelo qual Israel é citado tão diretamente, segundo o jornal Haaretz.
“Os israelenses pensam que esquecemos a Palestina, e que conseguiram que não nos ocupássemos do assunto. Não é assim. Não esquecemos da Palestina em nenhum momento”, diz na gravação atribuída a Al-Baghdadi, a primeira desse tipo divulgado desde maio passado. Informes não confirmados tinham dito que o líder máximo do Califado poderia estar doente ou ferido.
O fundador do EI também garante que os ataques dos Estados Unidos e da Rússia não atingiram suas fileiras. “Confiamos que Deus concederá a vitória àqueles que rezam para ele. Nosso Estado está resistindo bem. Quanto mais intensa a guerra contra nossos inimigos, mais puro e mais forte será nosso Estado”.
Al-Baghdadi também ataca, na fita, a Arábia Saudita e sua iniciativa de forjar uma coalizão islâmica para combater o EI. “Se fosse realmente uma coalizão islâmica terá se separado de seus mestres cruzados e judeus, e teria estabelecido como meta matar os judeus e libertar a Palestina”.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.