Rejeição a Dilma sobe e dois terços dos brasileiros apoiam impeachment
Presidenta se torna a mais impopular da história com 71% de reprovação, diz Datafolha 66% dos entrevistados acreditam que o Congresso deveria abrir processo pela sua saída
Mais um dia tenso no Palácio do Planalto. Em meio às articulações do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e de parte da oposição pela abertura de um processo de impeachment contra Dilma Rousseff no Congresso, pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo aponta para uma piora no índice de aprovação do Governo. Segundo o levantamento, a gestão da presidenta é considerada ruim ou péssima por 71% dos entrevistados, índice que supera a reprovação ao ex-presidente Fernando Collor antes de sua queda, em 1992.
A reprovação ao Governo Dilma subiu de 65%, em junho, para 71%, em agosto - a pior taxa desde sua posse, em 2011. Hoje, 20% consideram a gestão regular e apenas 8% a avaliaram como boa ou ótima - 1% não soube responder. Assim, Rousseff é a presidente mais reprovada pelos brasileiros na série histórica do instituto, realizada desde 1990.
No pior momento de cada presidente, Collor foi reprovado por 68% dos brasileiros, enquanto a reprovação a Fernando Henrique Cardoso foi de 56% (1999); a de Luiz Inácio Lula da Silva 29% (2005); e a de Itamar Franco foi de 41% (1993).
A pesquisa ouviu 3.363 pessoas em 201 municípios entre os dias 4 e 5 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Impeachment
O Datafolha também questionou os entrevistados sobre a possibilidade de um processo de impeachment contra Dilma - e os dados também não são favoráveis para a presidenta. A maioria aprova a abertura do processo no Congresso (66%), enquanto 28% é contra e 5% disse não saber responder. Por outro lado, a maioria também não acredita em seu afastamento: 53% dos entrevistados disseram não acreditar que Dilma deixe a presidência, contra 38% que respondeu afirmativamente - 9% não souberam responder.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.
Mais informações
Arquivado Em
- Datafolha
- Eduardo Cunha
- Crises políticas
- Fernando Collor de Mello
- Dilma Rousseff
- Impeachment
- Presidente Brasil
- Destituições políticas
- Inquéritos
- Corrupção política
- Presidência Brasil
- Brasil
- Opinião pública
- Governo Brasil
- América do Sul
- Conflitos políticos
- Governo
- América
- Administração Estado
- Administração pública
- Impeachment Dilma Rousseff
- Partido dos Trabalhadores
- Partidos políticos
- Política