_
_
_
_
_

Do que as pessoas ao redor do mundo têm medo?

Mudança climática, crise econômica e terrorismo estão entre os principais temores

A mudança climática, a instabilidade econômica e o terrorismo jihadista, entre outros, são os principais temores globais que mais preocupam as pessoas, segundo estudo realizado pelo Pew Research Center. O levantamento foi publicado como prévia da Conferência sobre a Mudança Climática da ONU, que terá lugar em Paris em dezembro. Sua proposta é medir “as percepções dos desafios internacionais”, país por país.

No plano mundial, a mudança climática é vista como a maior ameaça enfrentada pela humanidade, com pouco menos da metade dos países pesquisados a colocando como sua principal preocupação. No total, 46% da população do mundo está muito preocupada com a mudança do clima. No Brasil, os muito preocupados com o tema são 75% dos que participaram da pesquisa. É o item em primeiro lugar no ranking de preocupações do país. Os habitantes de Burkina Faso, na África, são os mais preocupados, com espantosos 79% das pessoas muito preocupadas com o aquecimento global. É um dado significativo, visto que o Programa da ONU para o Desenvolvimento estima que Burkina Faso “experimente alguns dos piores impactos da mudança climática”.

Mais informações
Conferência mundial do clima evita o fracasso com um acordo fraco
Estados Unidos e Irã chegam a acordo sobre programa nuclear
Mudança climática ameaça deixar impactos irreversíveis
A mudança climática desloca mais pessoas que os conflitos armados

Em relação ao terrorismo jihadista, o Estado Islâmico é a segunda maior ameaça percebida pelo mundo, com 41% a situando como um de seus maiores temores. Pelo menos 14 países identificam a organização terrorista como o risco de nível mais alto. O programa nuclear do Irã suscita especial medo entre os israelenses, com 53%, sendo essa sua maior preocupação. Os norte-americanos, por sua vez, são os mais preocupados com o Irã, com 62%.

A organização fez a pesquisa em 40 países entre março e maio de 2015, com a resposta de mais de 45.000 pessoas. Pediu-se a pessoas do mundo todo que classificassem alguns dos maiores problemas do nosso tempo. As opções para cada item eram “muito preocupado”, “preocupado”, “não muito preocupado” ou “nada preocupado”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_