_
_
_
_
_

Peña Nieto assume o erro da fuga de ‘El Chapo’ e o desafio de capturá-lo

O presidente do México expressa sua “plena confiança” na reversão da fuga do chefão

O presidente Enrique Peña Neto.
O presidente Enrique Peña Neto.Presidência do México

Seis dias depois da fuga do narcotraficante Joaquín El Chapo Guzmán de uma prisão de segurança máxima, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, recém-chegado esta sexta-feira de uma vista de Estado à França, compareceu a um encontro empresarial e reconheceu o fiasco da fuga do chefão. “O Governo da República assume plenamente a responsabilidade de manter a plena vigilância sobre esse delinquente”, disse o mandatário.

Mais informações
Um pardal na cela de ‘El Chapo’
Vídeo mostra como ‘El Chapo’ Guzmán escapou da prisão
Seis grandes fugas recentes em prisões da América Latina
A fuga de ‘El Chapo’ Guzmán: a grande obra do Senhor dos Túneis
A fuga de ‘El Chapo’ desata um vendaval político no México
O império de Sinaloa não fraqueja
Golpe contra Peña Nieto
‘El Chapo’ escapa da prisão no México

Peña Nieto, cujo papel na crise de governo provocada pela fuga foi questionado por políticos e pela opinião pública, que pediram sua volta imediata da França, disse que tem “plena confiança” de que as Forças Armadas e os órgãos de segurança “consigam sua detenção”, assim como ocorreu no ano passado, quando Guzmán foi colocado atrás das grades.

O presidente afirmou que, durante sua estada na França, “acompanhou pontualmente” a investigação da fuga, ordenou que “fosse fortalecida a vigilância nos centros penitenciários de segurança máxima” e “empreendidas ações para a recaptura do delinquente”, ao qual não se referiu em nenhum momento pelo nome, mas sempre como “um delinquente importante” ou “um delinquente de alta periculosidade”.

Peña Nieto definiu a fuga de Guzmán por um túnel da prisão de segurança máxima do Altiplano como “uma afronta à sociedade mexicana”, reconheceu a “frustração e repulsa” que o caso está provocando na sociedade mexicana e afirmou que “a única maneira de compensar a ofensa é a recaptura do delinquente e a punição com todo o peso da lei” dos possíveis cúmplices da fuga.

Acrescentou que ordenou à responsável pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Arely Gómez, "uma investigação a fundo que determine onde pode ter havido cumplicidade e de quem”, para que “os responsáveis sejam punidos”. Na manhã de sexta-feira, antes do discurso do presidente, foi anunciado que a PGR deteve sete funcionários por suposta participação na fuga do líder do cartel de Sinaloa, Joaquín El Chapo Guzmán.

A clamorosa fuga do narcotraficante acarretou um duro golpe à imagem do presidente Peña Nieto, cuja popularidade já vinha prejudicada pela tragédia dos 43 estudantes de Ayotzinapa, pela polêmica sobre a propriedade da mansão de sua mulher, a lenta aplicação das reformas estruturais que iniciou em seu mandato e a anemia da economia mexicana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_