_
_
_
_

Apresentador é despedido por chamar Michelle Obama de “macaca”

A rede Univisión demite o venezuelano Rodner Figueroa por seus comentários racistas

Silvia Ayuso
Rodner Figueroa, nos Grammy de 2011.
Rodner Figueroa, nos Grammy de 2011.Chris Pizzello (AP)

Foi uma demissão fulminante. A rede hispânica Univisión não duvidou em demitir de maneira imediata Rodner Figueroa, um de seus apresentadores principais e que participava em vários de seus programas mais populares. Claro que isso era até quarta-feira, quando teve a péssima ideia de fazer um comentário racista sobre a primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, em uma transmissão ao vivo de um dos programas mais vistos da rede hispânica com sede em Miami.

“Ontem, durante o programa de entretenimento El Gordo y La Flaca, Rodner Figueroa fez comentários sobre a Primeira-Dama, Michelle Obama, que foram completamente reprováveis e de nenhuma maneira refletem os valores ou opiniões de Univisión. Como resultado, o Sr. Figueroa foi despedido imediatamente”, diz o sucinto comunicado emitido apenas 24 horas depois do episódio.

Os “reprováveis comentários” se produziram quando Figueroa, de origem venezuelano, comentava o trabalho de um maquiador, Paolo Ballesteros, que se tornou muito conhecido por suas transformações em personagens famosos como atrizes, modelos e até a primeira-dama.

Mais informações
Chefe da polícia de Ferguson se demite após críticas por racismo
Os EUA redescobrem a história das vítimas latinas da violência ‘branca’
'“Eu sou o outro”, por JUAN ARIAS

“Bom, cuidado, Michelle Obama, vocês sabem que parece ser parte do elenco de O Planeta dos Macacos, o filme”, disse Figueroa, que não se corrigiu, segundo a imprensa local, nem quando seus companheiros de programa, assustados, chamaram sua atenção para o pouco delicado que tinham sido suas palavras. E não é para menos. Univisión, graças sobretudo ao jornalista de origem mexicana Jorge Ramos, goza de um acesso privilegiado ao presidente Barack Obama, que participou, em numerosas ocasiões, de entrevistas e eventos da rede hispânica.

Figueroa, de 42 anos e ganhador em 2014 de um prêmio Emmy como melhor condutor hispânico, começou sua carreira em Univisión há 17 anos como produtor do programa onde caiu em desgraça. Também conduzia o programa dominical Sal y Pimienta e participava em apresentações especiais de prêmios e eventos para a rede.

Depois de saber que havia sido despedido, Figueroa enviou uma “carta aberta de desculpas” à afetada, na qual nega enfaticamente ser racista e condena a forma em que foi despedido depois que Univisión, afirma, recebeu uma “queixa do escritório” da primeira-dama.

“Estou envergonhado, peço desculpas (...) Assumo a responsabilidade por esta falta de juízo de minha parte, mas não posso aceitar ser chamado de racista por ninguém”, escreve Figueroa. O apresentador lembra, além disso, que vem de uma família “birracial latina” – seu pai é afro-latino – e que é “o primeiro apresentador abertamente gay na TV hispânica”. “Eu votei, e assumi, duas vezes em seu marido, Barack Obama, porque considero que é um grande homem que respeita as minorias, como eu, neste país”, acrescenta.

Por enquanto, Univisión não reagiu a seu mea culpa. Além disso, apagou qualquer rastro de sua carreira no site da rede.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_