_
_
_
_
_
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

Rescaldo do incêndio

Querer dividir o país entre nordestinos e sulistas é um obscurantismo e uma falácia

Falsa divisão

Que trata-se de um discurso obscurantista querer dividir o país entre nordestinos, que votaram em Dilma Rousseff para a Presidência da República, e sulistas, que votaram em Aécio Neves, não há qualquer dúvida. Mas, mais que isso, trata-se de uma falácia, pois os que assim agem ignoram os números. A candidata petista obteve 20.176.579 votos no Nordeste e 26.627.802 no Sul-Sudeste – uma significativa diferença de 6.451.223 votos.

Falsa aprovação

Assim como é inverídico o discurso da situação de que, com sua vitória, Dilma teve seu governo aprovado pela maioria dos brasileiros. A petista conseguiu 54.501.118 votos de um eleitorado total de 142.822.046 pessoas, ou seja, apenas 38,16% dos brasileiros a reelegeram. Além dos 51.041.155 votos dados a Aécio Neves (35,74% do total), outros 30.137.479 brasileiros se abstiveram (21,1%), 5.219.787 anularam o voto (3,65%) e 1.921.819 votaram em branco (1,35%)...

Mais informações
Reeleita, petista prega a paz e diz estar aberta ao diálogo
Aécio Neves: “A prioridade é unir o Brasil”
PSDB e PT se dividem nos Estados

Menos mulheres

Embora a participação das mulheres na disputa por cargos nas eleições de 2014 tenha crescido 46% em relação a 2010, os resultados das urnas foram decepcionantes. Em 2010, 52 mulheres foram eleitas deputadas federais – este ano, apenas 46 conseguiram votos suficientes. Em 2010, duas mulheres se elegeram governadoras – este ano, somente uma, a de Roraima. E no Senado, a próxima legislatura deverá contar com uma bancada de 13 mulheres e 68 homens.

Mais conservadorismo

Segundo informações do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a bancada evangélica ampliou sua participação política e deverá contar com pelo menos 70 parlamentares alinhados na defesa de valores tradicionais da sociedade – ou seja, questões como união civil de casais homossexuais e aborto, entre outras, deverão continuar afastadas da pauta do Congresso Nacional.

E entre os evangélicos, alguns estão entre os campeões de votos do país, como Marco Feliciano, ligado à Assembléia de Deus (quase 400 mil votos, o terceiro colocado em São Paulo), Christiane Yared, da Catedral do Reino de Deus (200 mil votos, a melhor colocada no Paraná), Eduardo Cunha, da igreja Sara Nossa Terra (232 mil votos, o terceiro melhor colocado no Rio de Janeiro) e Pastor Eurico, da Assembléia de Deus (233 mil votos, entre os mais votados de Pernambuco).

À bala

Também há a bancada da bala, aquela que defende a redução da maioridade penal, entre outras reivindicações. Três deputados federais eleitos, ligados à polícia, são campeões de votos em seus estados. O delegado Eder Mauro, do Pará, foi denunciado na Justiça por crime de tortura. O Delegado Waldir, de Goiás, é réu numa ação civil pública por improbidade administrativa. Alberto Fraga, de Brasília, já foi condenado por porte ilegal de arma, é réu em ação de improbidade, em ação penal por peculato, e acusado de homicídio quando em atividade policial. Afora o conhecido deputado reeleito Jair Bolsonaro, campeão de votos no Rio de Janeiro, que responde a inquérito no Supremo Tribunal Federal por crime ambiental.

Bancada dos processados

Mas eles não estão sós. Segundo levantamento do jornal O Globo, 40% dos deputados federais campeões de voto e dos senadores eleitos são investigados pela Justiça a partir de acusações da polícia e do Ministério Público, com suspeitas que vão de desvios de recursos e improbidade administrativa a crime de tortura e desrespeito à Lei Seca.

Gambiarra

Mas tudo pode ser pior... O senador Rodrigo Rollemberg foi eleito governador do Distrito Federal, abrindo espaço para a posse de seu suplente, Hélio José da Silva Lima, conhecido como Hélio Gambiarra. Ex-sindicalista, Gambiarra candidatou-se à Assembleia Distrital (equivalente à Assembleia Legislativa), obtendo apenas seis votos. Acusado pelo próprio Rodrigo Rollemberg de ter abusado sexualmente de uma sobrinha, Gambiarra será senador da República pelos próximos quatro anos...

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_