_
_
_
_

Pela segunda vez em um mês, intruso invade a Casa Branca

Dominic Adesanya, de 23 anos, foi neutralizado por cães antes de chegar ao edifício

Agente do Serviço Secreto na Casa Branca.Foto: reuters_live | Vídeo: Reuters Live! / AP

A Casa Branca, residência dos presidentes dos Estados Unidos, sofreu na noite de quarta-feira a segunda invasão em pouco mais de um mês. Um jovem de 23 anos identificado como Dominic Adesanya, que estava desarmado, saltou a cerca que rodeia o lar do presidente Barack Obama, segundo a imprensa, mas não chegou a entrar no edifício. O homem, natural de Maryland, foi detido e “transferido imediatamente ao hospital para ser avaliado”, disse um porta-voz do Serviço Secreto citado pela agência France Presse.

Mais informações
Um homem armado compartilhou o elevador com Barack Obama
A 65 metros do presidente
Diretora do Serviço Secreto americano renuncia após falhas

Desta vez, ao contrário do ocorrido no mês passado, os agentes soltaram os cães de ataque, o que permitiu deter o intruso antes que ele alcançasse o edifício, onde o presidente Obama se encontrava naquele momento, segundo a imprensa local. A residência permaneceu bloqueada durante os 90 minutos posteriores ao ataque. Os cães foram atendidos por um veterinário após receberem vários socos e chutes do invasor, segundo o jornal The Washington Post.

A invasão ocorreu no mesmo dia em que EUA e Canadá elevaram todos os seus níveis de alerta por causa dos disparos feitos no centro de Ottawa por Michael Zehaf-Bibeau, de 32 anos e convertido ao islamismo, que acabou com a vida de um militar. Por causa do incidente no Canadá, o FBI ordenou a intensificação do nível de alerta em todas as suas sedes, e o Comando Norte-Americano de Defesa Aeroespacial (NORAD, na sigla em inglês) fez o mesmo.

O jovem Adesanya conseguiu saltar para o jardim norte às 19h16 (21h16 em Brasília) apesar de fossos terem sido instalados ao redor da grade depois do incidente de 19 de setembro, quando Omar J. González, norte-americano de 42 anos, tornou-se o primeiro intruso armado a conseguir invadir a Casa Branca. Aquele grave ocorrido motivou uma crise no Serviço Secreto – cuja missão mais delicada é proteger o presidente – e a subsequente demissão da sua diretora, Julia Pierson.

González, um veterano do Iraque com supostos problemas mentais (distúrbio do estresse pós-traumático, segundo o The Washington Post), conseguiu entrar armado com uma faca na residência e se aproximar das dependências da família Obama, que havia deixado o edifício poucos minutos antes. Ele está detido desde então.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_