_
_
_
_
_

O número de infectados pelo HIV recua no mundo, mas dá um salto no Brasil

Segundo um relatório da ONU divulgado nesta quarta-feira, o número de infectados entre 2005 e 2013 aumentou 11% no país, enquanto diminuiu 27,5% no mundo

Comprimidos de Kaletra, um medicamento contra o HIV.
Comprimidos de Kaletra, um medicamento contra o HIV.Charles Rex Arbogast (AP)

Enquanto o mundo dá um passo à frente no combate à AIDS, o Brasil salta para trás. Segundo um relatório da Unaids (a agência da ONU para a doença) divulgado nesta quarta-feira, o número de infectados entre 2005 e 2013 aumentou 11% no país, enquanto diminuiu 27,5% no mundo.

Um aumento no número de infectados no Brasil sugere também que mais pessoas tiveram acesso aos testes de confirmação da doença e, tendo ratificado o diagnóstico, iniciaram o tratamento com os antirretrovirais, passando a entrar, consequentemente, nas estatísticas oficiais.

Fonte: ONU
Fonte: ONU

Mas, por outro lado, a doença continua sendo transmitida potencialmente no mundo sem o conhecimento do portador, já que, dos 35 milhões que viviam com o HIV em 2013, 19 milhões não eram conscientes de que tinham a doença e de que poderiam contagiar outras pessoas.

Quinze países representam, em números absolutos, 73% dos 35 milhões de soropositivos do planeta. São eles, em ordem descrente: África do Sul, Nigéria, Índia, Quênia, Moçambique, Uganda, Tanzânia, Zimbábue, Zâmbia, Malaui, China, Etiópia, Rússia, Brasil e EUA.

Mas o fato de um país ter muitos habitantes soropositivos não é necessariamente algo ruim, porque significa que entram na conta dos que recebem tratamento. Por isso, há outra lista, tão ou mais importante: a dos 15 países que representam 76% dos 2,1 milhões de novas contaminações no último ano, também encabeçada pela África do Sul.

Mais informações
Campanha pública, doença privada
Duas das três pessoas que se achavam ‘curadas’ do HIV recaíram
“Não basta só dar camisinha, tem que direcionar seu discurso”

Os mesmos 15 países concentram 74% dos 1,5 milhão de mortes por AIDS no ano passado, com a única variação de que em vez dos EUA o último lugar é ocupado pela República Democrática do Congo. Essa mudança é um dos sinais de alerta, indicando a importância de assegurar simultaneamente o acesso aos exames e à medicação.

Avanços no combate

Por outro lado, a abrangência dos tratamentos contra o HIV aumentou 77% desde 2010, segundo o último relatório do UNAIDS. Isso significa que já há 12,9 milhões de pessoas que recebem a medicação, ou seja, 5,6 milhões a mais do que em 2010.

Na África, o continente mais afetado, mais de 80% das pessoas diagnosticadas recebem o tratamento atualmente. Essa cifra, no entanto, pode levar a imprecisões: há muitos africanos, talvez até 50% do total, que são portadores do HIV, mas não sabem disso.

Seja como for, o grande avanço apontado no novo relatório faz com que o diretor do departamento da ONU, Michel Sidibé, já fale do “começo do fim da AIDS”.

O notável aumento significa que a cobertura do tratamento saltou de 10% para 37% de todas as pessoas com o vírus HIV – uma cifra que inclui os supostamente contaminados, mas que não sabem disso, e os pacientes que ainda não precisam obrigatoriamente de medicação, embora pudessem se beneficiar do seu uso.

Déficits

Mas, além dos dados, o importante desse trabalho é que ele aponta os déficits na luta contra a pandemia. O primeiro é que as adolescentes e mulheres jovens – sobretudo as africanas – respondem por 380.000 das novas infecções (18%).

O segundo é que os homens que se identificam como gays ou que fazem sexo com outros homens têm 19 vezes mais probabilidades de estarem convivendo com o HIV do que a população em geral, com o agravante de que, por culpa da homofobia social e jurídica, apenas 10% têm acesso à prevenção.

Além disso, em geral, as mulheres que se dedicam à prostituição têm quase 14 vezes mais probabilidades de estarem infectadas pelo HIV do que o conjunto de mulheres entre 15 e 49 anos do planeta, embora sempre haja exceções. Outra população especialmente vulnerável é a dos consumidores de drogas injetáveis. Dos estimados 12,7 milhões que existem no mundo, 13% têm o HIV. Essas pessoas representam 30% dos novos diagnósticos fora da África.

A ONU também aponta outros grupos vulneráveis, como a população carcerária, os migrantes, os homossexuais e os transexuais. Em vários países, esses grupos são perseguidos. E isso dá asas ao vírus.

Políticas específicas

E. B.

O relatório do UNAIDS aponta algo que se debate há anos. Com exceção da África Subsaariana, a epidemia de AIDS não foi geral: centrou-se em grupos de pessoas com características especiais: minorias sexuais, consumidores de drogas, migrantes, detentos e minorias raciais, como os negros nos EUA.

Nos anos oitenta e noventa, as políticas de prevenção passavam por alertar que o risco era geral. Assim, conseguiu-se um envolvimento quase universal. Mas, embora ninguém esteja a salvo do HIV, há situações que tornam uma pessoa mais vulnerável. Isto quer dizer que o desejo de uma erradicação ou pelo menos de um controle exige ações específicas e esforços destinados a populações discriminadas, estigmatizadas e inclusive perseguidas juridicamente. Na Espanha, por exemplo, as últimas campanhas se centraram em jovens gays. Na Europa Oriental, são os consumidores de drogas os mais afetados. Uma diversidade que obriga a adaptar as políticas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_