_
_
_
_
_

Eduardo Galeano: “Eu não leria de novo ‘As Veias Abertas da América Latina’”

Por que o escritor uruguaio não releria sua obra mais conhecida? "A prosa da esquerda tradicional é chatíssima"

Galeano, na Bienal do Livro de Brasília. Fábio R. Pozzebom/Agência Brasil
Galeano, na Bienal do Livro de Brasília. Fábio R. Pozzebom/Agência Brasil

Quando foi escrito, em 1971, o livro As Veias Abertas da América Latina do escritor uruguaio Eduardo Galeano, logo se transformou em um clássico da esquerda latino-americana.

No livro, o escritor fez uma análise da história da América Latina sob o ponto de vista da exploração econômica e da dominação política, desde a colonização europeia até a contemporaneidade da época em que foi lançado. Isso em um período contextualizado pela Guerra Fria (1945-1991), e pelo início de um ciclo de regimes ditatoriais nos países latino-americanos.

A publicação de Galeano era tão identificada como sendo uma obra revolucionária e de esquerda, que foi banida na Argentina, Chile, Brasil e no Uruguai, durante as ditaduras militares nesses países. Eduardo Galeano chegou a ser preso em solo uruguaio, e depois obrigado a se exilar, primeiramente na Argentina, e depois, na Espanha.

Mais informações
Retrato brasileiro de Eduardo Galeano
Morre o escritor uruguaio Eduardo Galeano, aos 74 anos
As frases de Eduardo Galeano

Mais de 40 anos depois, Galeano revelou que não leria novamente seu livro de maior sucesso. "Eu não seria capaz de ler de novo. Cairia desmaiado", disse, durante a 2ª Bienal do Livro de Brasília, realizada entre 11 e 21 de abril na Capital Federal, como noticiaram os jornalistas que fizeram a cobertura do evento. "Para mim, essa prosa da esquerda tradicional é chatíssima. Meu físico não aguentaria. Seria internado no pronto-socorro", disse o escritor, de 73 anos, durante uma coletiva de imprensa em registro feito por veículos como a Agência Brasil e o blog Socialista Morena.

O episódio demonstra que Eduardo Galeano assumiu um tom mais ponderado para analisar o maniqueísmo político de outrora. "Em todo o mundo, experiências de partidos políticos de esquerda no poder às vezes deram certo, às vezes não, mas muitas vezes foram demolidas como castigo por estarem certas, o que deu margem a golpes de Estado, ditaduras militares e períodos prolongados de terror, com sacrifícios e crimes horrorosos cometidos em nome da paz social e do progresso", disse o escritor. "Em alguns períodos, é a esquerda que comete erros gravíssimos", completou.

O livro foi publicado quando o escritor tinha 31 anos e, segundo o próprio escritor, naquela época ele não tinha formação suficiente para realizar essa tarefa. "A Veias Abertas tentou ser um livro de economia política, só que eu não tinha a formação necessária", disse. "Não estou arrependido de tê-lo escrito, mas foi uma etapa que, para mim, está superada".

Em 2009, durante a 5ª Cúpula das Américas, o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez deu uma uma cópia do livro de presente ao presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Na época, o livro saiu da posição 54.295 da lista dos livros mais populares do site Amazon.com, para a segunda posição em apenas um dia.

Eduardo Galeano foi questionado sobre esse episódio, no que respondeu que "Nem Obama e nem Chávez" entenderiam o livro. "Ele (Chávez) entregou a Obama com a melhor intenção do mundo, mas deu de presente a Obama um livro em uma língua que ele não conhece. Então, foi um gesto generoso, mas um pouco cruel", disse.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_