Patricia Fernández de Lis: “A ciência é o que temos de mais importante para lutar contra as pandemias, mas é falível”
Redatora-chefa da seção de Ciência do EL PAÍS analisa o valor e a qualidade do noticiário científico durante a pandemia
“A ciência é poderosa. É talvez o que de mais importante temos à nossa disposição, como sociedades avançadas, para lutar contra as pandemias como esta ―mas também é falível”, reconhece a redatora-chefa de Matéria, Patricia Fernández de Lis. Essa seção do EL PAÍS, que reúne todo o noticiário relativo a ciência, tem sido uma das mais relevantes do jornal desde o início da pandemia da covid-19.
A editora admite que cobrir a crise do coronavírus foi provavelmente o desafio profissional “mais exigente e mais complicado” de toda a sua carreira e a de seus colegas. “Ainda há muitíssimas dúvidas, eu quase chegaria a dizer que há mais coisas que não sabemos do que as que sabemos sobre este vírus”, reconhece.
Ao longo dos últimos meses, cresceu a publicação de estudos científicos, muitos deles sem revisão por pares, devido à necessidade de saber mais sobre o coronavírus de maneira imediata. Isso obrigou os repórteres a lidarem com informações pouco confiáveis. “Fica extremamente complicado para os os jornalistas trabalharem”, observa a redatora-chefa.
Porém, um árduo trabalho foi capaz de levar notícias e reportagens vitais para a população. Fernández de Lis destaca o artigo Uma sala de estar, um bar e uma sala de aula: assim o coronavírus é transmitido pelo ar. Esse trabalho, no qual se explica como as medidas sanitárias — máscara, distância social e ventilação —repercutem nos contágios, foi traduzido a uma dezena de idiomas e elogiado publicamente por vários cientistas. Foi resultado de pesquisa e também de paciência, pois os três responsáveis por seu desenvolvimento — Mariano Zafra, Javier Salas e José Luis Jiménez — estudaram a fundo até chegar a uma fórmula, de texto e gráfica, para explicar tudo da maneira mais acessível possível. A redatora-chefa elogia esse processo, lento, mas eficaz, em nome da “responsabilidade” para com os leitores.
Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui
Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.