Xico Sá: “Em tempos de ‘fake news’, o EL PAÍS te dá a garantia de que você não vai cair em conversa fiada”

Colunista referência no jornalismo do Brasil ressalta o papel do EL PAÍS para contextualizar o papel do país na América Latina e no mundo

O jornalista e escritor Xico Sá, colunista do EL PAÍS desde 2015.
Mais informações
A educadora financeira Nath Finanças, colunista do EL PAÍS.
Nath Finanças: “Os jornalistas e colunistas do EL PAÍS traduzem os assuntos de forma acessível"
A diretora de redação do EL PAÍS no Brasil, Carla Jiménez.
'É tempo de fazer escolhas e alianças corajosas', por CARLA JIMÉNEZ
O jornalista Jamil Chade fala, de Genebra, sobre o EL PAÍS Brasil.
Jamil Chade: “Apoiar a imprensa que defende valores democráticos é fortalecer a liberdade de cada um de nós”

Nascido em Crato, no Ceará, Xico Sá é jornalista, escritor e roteirista brasileiro, autor de mais de uma dezena de livros, comentarista de programas de mesa redonda em diferentes emissoras de TV. Desde 2015, Xico acumula em seu currículo o trabalho de colunista do EL PAÍS, onde escreve periodicamente sobre seus temas favoritos: amor, política e futebol. “Não necessariamente nessa ordem”, esclarece ele, vencedor de importantes prêmios de jornalismo, entre eles, o Esso, considerado o mais relevante na área.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e com 40 anos de carreira nas mais importantes redações do Brasil, Xico é um incansável observador na natureza brasileira, numa leitura sui generis partilhada com seus leitores no EL PAÍS. “O dia em que eu fui convidado a ser colunista do EL PAÍS foi um daqueles dias em que vale a pena ser jornalista. Foi um reconhecimento pela minha trajetória em grandes redações do país”, relembra Xico, voltando a 2015.

Entre os assuntos mais abordados em seus textos está o inevitável futebol, como ao escrever sobre Marta ou o histórico ano do Flamengo em 2019, mas também política, sociedade e relacionamentos, sempre com o humor característico do colunista. “Fazer parte da equipe brasileira do EL PAÍS é muito gratificante pela qualidade do jornalismo que é feito nesse jornal. Ele consegue cobrir o cenário local e nos localiza lindamente como um país pertencente à América Latina”, conta o escritor. “Em pouco tempo no Brasil, o jornal se tornou fundamental, com uma informação bem apurada em consistente. Em tempos de fake news, o EL PAÍS te dá essa garantia”, diz ele.

Xico Sá faz parte de um grupo de vozes do Brasil ―entre colunistas, leitores, ativistas e pensadores―, que se juntou à campanha de apoio à assinatura da edição brasileira do EL PAÍS. Desde 1º de outubro, o jornal passou a adotar o modelo paywall, quando os leitores têm um limite de textos gratuitos para ler por mês. A partir daí, será preciso pagar para ter acesso a todas as reportagens e análises da edição brasileira, que nasceu com os ventos das jornadas de 2013. O preço da assinatura para ter acesso aos textos em português é de 1 dólar, no primeiro mês, e 3 dólares a partir do segundo mês, ou 30 dólares na assinatura anual. É uma mudança necessária para que, após sete anos, o jornal continue cumprindo a missão de trazer ao público brasileiro as notícias mais relevantes do país e do mundo. Apoie e assine o EL PAÍS. Queremos crescer junto com vocês para fortalecer a opinião pública no Brasil.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS