Messi aceita a oferta do PSG
Aos 34 anos, atacante argentino deixa o Barcelona e será apresentado nesta quarta-feira no Parque dos Príncipes
Lionel Messi, de 34 anos, definiu sua contratação pelo Paris Saint-Germain na manhã desta terça-feira. O argentino, que não concluiu a renovação do seu contrato com o Barcelona, conforme havia ficado acertado em 12 de julho, passaria por uma revisão médica no Hospital Americano de Paris, cidade para onde embarcou nesta terça-feira, e o anúncio oficial deve ser feito por volta de 20h (hora local, 15h em Brasília). A apresentação do craque, que voltará a fazer dupla com Neymar, está marcada para esta quarta-feira no Parque dos Príncipes, às 11h (hora local). O argentino assinará um contrato por duas temporadas, renovável por mais uma opcional. Depois de 20 anos no Barcelona, a Pulga iniciará uma nova etapa na capital francesa, onde aposta em conquistar sua quinta Champions League. “Sim, meu filho assina hoje pelo PSG”, confirmou Jorge, pai e representante do jogador, antes de embarcar para Paris. “Quem é o culpado da saída dele?”, perguntou um jornalista. “Veja lá no clube [Barcelona]”, arrematou Messi pai.
Na quinta-feira passada, o Barcelona anunciou que Messi não continuaria ligado ao clube azul-grená. “Não será possível formalizar devido a obstáculos econômicos e estruturais (normativa da Liga espanhola)”, informou o clube catalão. Naquela mesma tarde, o PSG entrou em contato com Jorge Messi, e no dia seguinte o treinador do time francês, Mauricio Pochettino, ligou para o atacante. No domingo, enquanto Messi relatava os motivos do seu adeus ao Camp Nou, seu agente já negociava com o clube parisiense.
O primeiro assunto por resolver, antes dos anos de duração de contrato e do salário do jogador, era como equilibrar os direitos de imagem do argentino. Messi gera quase 35 milhões de euros (215 milhões de reais) por ano em publicidade, sendo o segundo na lista dos jogadores de futebol que mais faturam, atrás apenas de Cristiano Ronaldo (50 milhões de euros). Uma vez solucionado o primeiro entrave, na segunda-feira os envolvidos avançaram para as cifras salariais e os anos de duração. A ideia do PSG era apresentar o jogador já nesta terça-feira, mas, como ainda faltavam alguns detalhes por concluir na operação, o evento ficou para o dia seguinte.
Messi troca Barcelona por Paris depois de 17 anos na Liga espanhola, com 35 títulos, 778 jogos, 672 gols, 6 Bolas de Ouro e 6 Chuteiras de Ouro.
Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.