Liga francesa suspende Neymar por dois jogos pela agressão a Álvaro González
Comissão disciplinar do torneio abre investigação sobre as acusações de comentários racistas feitas pelo brasileiro contra o zagueiro espanhol
Neymar, estrela do Paris Saint-Germain, expulso no último domingo durante a derrota de sua equipe para o Olympique de Marseille (0-1) por agredir o zagueiro espanhol Álvaro González, foi suspenso por dois jogos nesta quarta-feira pela Comissão Disciplinar da Liga de Futebol Profissional Francesa (LFP). A comissão determinou a abertura de uma investigação sobre as acusações de comentários racistas que o brasileiro, de 28 anos, fez contra o defensor no final da partida do campeonato francês. Neymar publicou em suas redes sociais: “Único arrependimento é não ter dado na cara desse babaca”. Mais tarde escreveu uma nova mensagem no Twitter em que deu a entender que o VAR deve ter capturado a agressão: “Agora eu quero ver pegar a imagem do racista me chamando de MONO HIJO DE PUTA (macaco filho da puta)”.
VAR pegar a minha “agressão” é mole ... agora eu quero ver pegar a imagem do racista me chamando de “MONO HIJO DE PUTA” (macaco filha da puta)... isso eu quero ver!
— Neymar Jr (@neymarjr) September 13, 2020
E aí? CARRETILHA vc me pune.. CASCUDO sou expulso... e eles? E aí ?
Álvaro González respondeu com uma mensagem ilustrada por uma foto dele e seus companheiros negros do Olympique de Marselha. “Não há lugar para o racismo”, disse. “Carreira limpa e com muitos companheiros e amigos no dia a dia. Às vezes é preciso aprender a perder e assumir isso no campo. Incríveis três pontos hoje”, acrescentou.
A Comissão Disciplinar também suspendeu o meio-campista argentino Leandro Paredes do PSG por dois jogos e seu compatriota Darío Benedetto, do Olympique, por um. O também argentino Ángel Di María (PSG) será convocado no dia 23 para esclarecer uma possível cuspida em González, conforme explicou a comissão em um comunicado ao final de sua reunião nesta quarta-feira.
Neymar e Paredes foram suspensos por três partidas, sendo uma delas a suspensão automática, o que significa, na prática, que perderão dois jogos. O primeiro foi cumprido nesta quarta-feira, quando sua equipe enfrentou o Metz no Parc des Princes e venceu por 1-0 com um gol de cabeça de Julian Draxler aos 48 minutos do segundo tempo. As punições mais severas foram para os franceses Layvin Kurzawa (PSG, seis jogos) e Jordan Amavi (OM, três jogos) por agressão mútua durante o jogo da noite de domingo, em que houve cinco expulsos.
Aos 52 minutos do segundo tempo, e com 0-1 para o Olympique, houve um tumulto em que Kurzawa e Amavi se agrediram, enquanto Paredes e Benedetto também brigaram. Todos eles receberam cartões vermelhos. Além disso, Neymar foi expulso depois que o VAR alertou o árbitro sobre algumas imagens em que, aproveitando a paralisação do jogo, deu um tapa na nuca de González, algo que fez em outras ocasiões durante a partida. O astro brasileiro acusou repetidamente o defensor espanhol de ter feito um comentário racista, especificamente “macaco filho da puta”. González negou reiteradamente ter feito o comentário e um tio dele disse a um canal de televisão espanhol que na verdade o chamou de “bobo”, uma palavra de som semelhante, mas de significado totalmente diferente. Nos últimos dias, tanto o OM quanto o PSG defenderam seus respectivos jogadores sobre essa questão.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.