Quatro astronautas retornam da estação espacial em uma cápsula privada da Space X
Primeira missão regular organizada pela NASA e a empresa de Elon Musk termina com sucesso
Quatro astronautas retornaram neste domingo da Estação Espacial Internacional a bordo da cápsula Resilience, desenvolvida pela empresa de transporte espacial SpaceX, fundada pelo magnata sul-africano naturalizado norte-americano Elon Musk. A tripulação amerissou no golfo do México, em um retorno noturno que não acontecia desde o regresso dos integrantes da missão Apolo 8, em 27 de dezembro de 1968, conforme destacou a NASA em um comunicado. Os quatro astronautas ―os norte-americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker e o japonês Soichi Noguchi― passaram quase seis meses na Estação Espacial Internacional, que orbita a Terra a 400 quilômetros de altitude.
A nave fez um pouso controlado com paraquedas em frente à orla de Panama City, na Flórida (sul dos EUA). Bill Nelson, recém-nomeado administrador da NASA, deu as boas vindas aos quatro tripulantes. “Conseguimos mais uma viagem espacial incrível para os EUA e para nossos sócios comerciais e internacionais. O transporte seguro e confiável para a Estação Espacial Internacional é exatamente a visão que a NASA teve quando a agência embarcou no programa de tripulação comercial”, declarou Nelson. A missão havia decolado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em 15 de novembro de 2020, a bordo de um Falcon 9, veículo de lançamento parcialmente reutilizável, uma estratégia que permite reduzir os custos da exploração espacial. É a primeira missão regular da NASA e da empresa SpaceX, depois de uma primeira viagem de teste protagonizada pelos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken em 2020.
Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui
Hopkins, Glover, Walker e Noguchi passaram 167 dias a bordo da Estação Espacial Internacional, completando 2.688 voltas em torno da Terra. A tripulação bateu o recorde de duração de uma missão espacial norte-americana, superando a marca estabelecida em fevereiro de 1974 pelos astronautas Gerald Carr, Edward Gibson e William Pogue no Skylab, a primeira estação espacial dos EUA.
Os quatro astronautas dedicaram os últimos seis meses a diversos experimentos científicos, como o estudo de novos fármacos, o cultivo de vegetais e a pesquisa de cristais semicondutores, materiais que podem se comportar alternativamente como condutores de eletricidade ou isolantes. Hopkins, Glover, Walker e Noguchi também tiraram centenas de fotos da Terra, dentro de um projeto de vigilância de desastres naturais e a mudança climática, e fizeram várias caminhadas espaciais para tarefas de manutenção e para conectar a plataforma de investigação Bartolomeo, desenvolvida pela Airbus.
A empresa SpaceX lançou com sucesso sua terceira missão tripulada à Estação Espacial Internacional em 23 de abril, com os astronautas Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), Megan McArthur, Shane Kimbrough (ambos da NASA) e Akihiko Hoshide, da JAXA (agência espacial japonesa). A ESA espera realizar 40 experimentos de cientistas europeus ao longo dos seis meses da missão.
Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.