Seleccione Edição
Eles foram muito relevantes, mas acabaram ocultados pela história

Eles foram muito relevantes, mas acabaram ocultados pela história

7 fotos

O livro ‘À sombra: Atores secundários da história’ resgata a vida de 57 homens e mulheres que ficaram em segundo plano nos relatos oficiais. De María Apita a Hilma af Klint

  • Hilma af Klint e Vasili Kandinsky. Quem inventou a abstração? Nos últimos anos, a figura da sueca Hilma af Klint, protagonista de uma exposição de sucesso no Guggenheim de Nova York, foi reconhecida após ser redescoberta em seu país natal em 2013. A artista começou a pintar composições abstratas em 1906, antes do que Kandinsky, Mondrian e Malevich.
    1Hilma af Klint e Vasili Kandinsky. Quem inventou a abstração? Nos últimos anos, a figura da sueca Hilma af Klint, protagonista de uma exposição de sucesso no Guggenheim de Nova York, foi reconhecida após ser redescoberta em seu país natal em 2013. A artista começou a pintar composições abstratas em 1906, antes do que Kandinsky, Mondrian e Malevich.
  • Masolino e Masaccio. Vasari disse em 'As vidas dos grandes artistas' que eles aparecem dois a dois, de modo que competem entre si. Masolino da Panicale e Masaccio foram pintores na Florença do século XV. Hoje, o último é mais reconhecido.
    2Masolino e Masaccio. Vasari disse em 'As vidas dos grandes artistas' que eles aparecem dois a dois, de modo que competem entre si. Masolino da Panicale e Masaccio foram pintores na Florença do século XV. Hoje, o último é mais reconhecido.
  • María Pita e Francis Drake. Quando em maio de 1589 a Contra Armada inglesa chegou a La Coruña sob o comando do almirante Drake, encontrou resistência dos corunhenses e de María Pita, cuja coragem repeliu o avanço e ainda é lembrada na cidade.
    3María Pita e Francis Drake. Quando em maio de 1589 a Contra Armada inglesa chegou a La Coruña sob o comando do almirante Drake, encontrou resistência dos corunhenses e de María Pita, cuja coragem repeliu o avanço e ainda é lembrada na cidade.
  • Mileva Marić e Albert Einstein. A matemática sérvia Mileva Marić foi a primeira esposa de Albert Einstein e mãe de seus filhos. Ele se aposentou da carreira científica para o benefício da família, mas sua contribuição para as teorias desenvolvidas por ele parece cada vez mais fora de dúvida.
    4Mileva Marić e Albert Einstein. A matemática sérvia Mileva Marić foi a primeira esposa de Albert Einstein e mãe de seus filhos. Ele se aposentou da carreira científica para o benefício da família, mas sua contribuição para as teorias desenvolvidas por ele parece cada vez mais fora de dúvida.
  • Claudette Colvin e Rosa Parks. Em 1955, a adolescente Claudette Colvin foi presa por se recusar a ceder seu lugar a um homem branco. Nove meses depois, Rosa Parks, então secretária da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP), reproduziu esse ato de rebelião e se tornou um símbolo da luta contra a segregação racial.
    5Claudette Colvin e Rosa Parks. Em 1955, a adolescente Claudette Colvin foi presa por se recusar a ceder seu lugar a um homem branco. Nove meses depois, Rosa Parks, então secretária da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP), reproduziu esse ato de rebelião e se tornou um símbolo da luta contra a segregação racial.
  • James Boswell e Dr. Johnson. A amizade que uniu Boswell (à esquerda) e Johnson (à direita) resultou na biografia que o primeiro escreveu sobre seu amigo, a 'Vida de Samuel Johnson', baseada em anedotas e conversas realizadas ao longo de 22 anos. Todo o crédito pelo livro foi para Boswell.
    6James Boswell e Dr. Johnson. A amizade que uniu Boswell (à esquerda) e Johnson (à direita) resultou na biografia que o primeiro escreveu sobre seu amigo, a 'Vida de Samuel Johnson', baseada em anedotas e conversas realizadas ao longo de 22 anos. Todo o crédito pelo livro foi para Boswell.
  • Os toureiros Rafael de Paula, de Jerez, e Curro Romero, de Camas (Sevilha), estrearam e se retiraram da arena em anos próximos. No entanto, a fama e o brilho social dos dois amigos têm percorrido caminhos desiguais, com sorte pior para o gaditano.
    7Os toureiros Rafael de Paula, de Jerez, e Curro Romero, de Camas (Sevilha), estrearam e se retiraram da arena em anos próximos. No entanto, a fama e o brilho social dos dois amigos têm percorrido caminhos desiguais, com sorte pior para o gaditano.