_
_
_
_

Um incêndio em pleno Natal destrói mais de 100 casas em Valparaíso

Alerta vermelho na cidade turística chilena, onde foram evacuadas dezenas de famílias

Vários homens contemplam o incêndio na serra Rocuant, de Valparaíso, na noite de terça-feira.
Vários homens contemplam o incêndio na serra Rocuant, de Valparaíso, na noite de terça-feira.RAUL ZAMORA (AFP)
Agencias
Valparaíso -

A cidade de Valparaíso, o porto turístico mais importante do Chile, está em alerta vermelho desde a noite de terça-feira (24/12) devido ao avanço de um incêndio florestal descontrolado. Mais de 100 casas foram devoradas pelas chamas e dezenas de famílias tiveram que ser evacuadas na véspera de Natal, enquanto os serviços de combate ao fogo trabalham durante horas sem parar para controlar a situação. Não há relatos de vítimas.

O incêndio ocorreu nas colinas de Rocuant e San Roque, na parte superior de Valparaíso, e avançou violentamente por uma área de pastagens e árvores até chegar às comunidades de casas feitas de madeira e lata. O fogo devorou tudo pelo caminho até chegar perto da cidade de La Isla e atingir a área periférica povoada. Pelo menos 40 hectares foram afetados pelas chamas, enquanto o incêndio ameaça as linhas de fornecimento de eletricidade da cidade.

As áreas afetadas são uma das mais populosas e populares de Valparaíso, cujos vizinhos —que estavam preparando-se para a noite de Natal— enfrentaram incêndios com 550 bombeiros de 54 unidades em sete cidades da região, apoiados por 14 brigadas florestais civis e militares e, do ar, por quatro aviões e 10 helicópteros, informa a agência France Presse.

"Mais de 100 casas foram afetadas. É uma situação muito difícil em uma noite muito especial", disse Gonzalo Blumel, ministro do Interior em entrevista coletiva na noite de terça-feira no Serviço Nacional de Emergência (Onemi), em Santiago. "Lamentamos profundamente o incêndio que afeta tantas famílias nas colinas de Valparaíso, especialmente na véspera de Natal", disse o presidente Sebastián Piñera em sua conta oficial no Twitter.

O ministro da Agricultura do Chile, Antonio Walker, que viajou para a região para coordenar os esforços de controle e extinção, disse à imprensa que a situação "não é fácil" e "muito complicada pelo vento". "Estamos em pleno combate. Acreditamos que já perdemos cem casas e teremos que sacrificar um pouco mais para fazer um firewall, para que as chamas não entrem onde está a maior concentração de casas", disse Walker.

Luta contra o fogo em uma das colinas, justo antes da ceia de Natal.
Luta contra o fogo em uma das colinas, justo antes da ceia de Natal.Leandro Torchio (EFE)

O incêndio ocorre mais de dois meses após o início de um surto social, com manifestações massivas por medidas para combater a desigualdade, que deixou 28 mortos. Em novembro, outro incêndio em Valparaíso destruiu mais de 500 hectares e forçou a evacuação de quase cinquenta casas.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_