_
_
_
_
_

Soros, a herdeira de Disney e o cofundador do Facebook pedem para pagar mais impostos

Grupo de 19 bilionários assina uma carta aberta em que defende a criação de um imposto federal de 1% para os 1% mais ricos

O investidor e filantropo George Soros, em uma conferência.
O investidor e filantropo George Soros, em uma conferência.GEORG HOCHMUTH (AFP)

São donos de algumas das maiores fortunas dos Estados Unidos e têm uma mensagem para o vencedor das eleições de 2020: crie um imposto federal específico às famílias mais abastadas. George Soros, Abigail Disney, Chris Hughes e os Pritzker assinam uma carta aberta em que defendem que os novos dólares gerados em rendas tributárias não venham da classe média e das rendas mais baixas e sim dos que são financeiramente mais afortunados.

A mensagem é assinada por 19 ricos norte-americanos. Afirmam que é um passo “justo”, “patriota” e que “reforçará a liberdade e a democracia”. E ainda que a apresentem como um pedido bipartidário, respalda as propostas dos candidatos que defendem que os ricos sejam mais taxados. Os concorrentes democratas que colocaram a questão dos impostos entre suas prioridades são Elizabeth Warren, Bernie Sanders, Pete Buttigieg e Beto O'Rourke, entre os que estão mais acima nas pesquisas.

Mais informações
Elizabeth Warren: a senadora democrata combativa tem planos para 2020
Como as teorias da conspiração sobre Soros se tornaram um fenômeno global

A senadora Warren, concretamente, propõe uma taxa de 2% aos indivíduos com mais de 50 milhões de dólares (190 milhões de reais) de patrimônio e de 3% se superarem 1 bilhão de dólares (3,8 bilhões de reais). Dessa forma, diz, poderiam ser gerados aproximadamente três trilhões de dólares (11 trilhões de reais) em renda adicional durante a próxima década. Esse dinheiro poderia ser utilizado para financiar os investimentos necessários na luta contra a mudança climática, infraestrutura e saúde.

Os bilionários que assinam a carta vão na mesma direção, ainda que peçam um imposto menos agressivo, de 1% para os 1% mais ricos. Esse dinheiro, que aumentará conforme a economia cresça, permitirá cobrir o custo de “investimentos inteligentes em nosso futuro”, como a inovação para o desenvolvimento de energias limpas que mitiguem a mudança climática, perdoar a crescente dívida estudantil, garantir o acesso universal da infância à saúde e “outras necessidades vitais”.

Seria uma fórmula parecida à utilizada na Espanha e na Bélgica. O problema colocado pelos democratas mais reticentes a seguir esse caminho é que é muito difícil avaliar objetivamente ativos como as obras de arte e joias. Mas há dúvidas especialmente de que esse tipo de imposto seja constitucional, porque o Governo federal só tem autoridade para taxar a renda e não as propriedades. A França e a Alemanha, por exemplo, a abandonaram porque era difícil de se aplicar.

Respaldo crescente

Uma pesquisa recente realizada pela financeira CNBC reflete, entretanto, que a maioria dos milionários (60%) apoia a aplicação de um imposto como o pedido por Warren para que a abismo econômico pare de crescer. Hughes, cofundador do Facebook, tem um livro dedicado à desigualdade e Abigail Disney causou barulho recentemente ao criticar a remuneração do executivo responsável pelo conglomerado criado por Walt Disney.

“Os EUA têm uma responsabilidade moral, ética e econômica de taxar mais nossa riqueza”, concluem: “deveríamos nos sentir orgulhosos de pagar um pouco mais”. Atualmente, existem 24 candidatos que disputam a indicação pelo Partido Democrata. Donald Trump se apresenta à reeleição com a reforma fiscal como um de seus grandes feitos no primeiro mandato. Antes de ser adotada, 400 milionários pediram ao Congresso para que não se diminuísse os impostos.

A congressista Alexandria Ocasio-Cortez apoia como alternativa um imposto sobre a renda de 70% para os que ganham mais de 10 milhões de dólares (38 milhões de reais), outra ideia que tem amplo respaldo. Os milionários, entretanto, procuram ao mesmo tempo que sejam preservadas as deduções que lhes permitem economizar impostos como as aplicadas às hipotecas e às doações. 72% dos pesquisados não querem sua total eliminação.

Os apoiadores

Estes são milionários que assinaram a carta aberta por mais impostos:

Louise J. Bowditch, Robert Séc. Bowditch, Abigail Disney, Sejam Eldridge, Stephen R. English, Agnes Gund, Catherine Gund, Nick Hanauer, Arnold Hiatt, Chris Hughes, Molly Munger, Regam Pritzker, Justin Rosenstein, Stephen M. Silberstein, Ian T. Simmons, Liesel Pritzker Simmons, Alexander Soros e George Soros.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_