_
_
_
_
_

Líridas 2019: onde e quando ver a chuva de estrelas

A chuva de líridas não é a primeira do ano, mas um de seus eventos astronômicos mais importantes. Contamos aqui como aproveitar seu máximo esplendor

Primeiro as quadrântidas abriram 2019 na noite de 3 para 4 de janeiro, e há apenas alguns dias chegou a vez de as virgínidas atravessarem o céu. Agora o calendário astronômico se aproxima de uma de suas datas chave: as líridas 2019. Essa chuva de estrelas acontece todo ano no mês de abril perto dessa data, sendo a noite de 22 para 23, ou seja, a próxima segunda-feira, seu maior momento de atividade.

Como é de praxe quando se batiza uma chuva de meteoros, as líridas devem seu nome ao que parece ser a origem de todas as suas estrelas fugazes, algum ponto (o que, no jargão astronômico, se chama radiante) na constelação de Lyra, muito perto de sua estrela mais brilhante, chamada Vega.

Mais informações
Israel fracassa na tentativa de pousar na Lua
Assim se ‘fotografa’ um buraco negro

Mas o que são e por que acontecem as líridas?

Essa chuva de estrelas é formada, basicamente, por pó e rochas: partículas que se desprendem do cometa Thatcher quando este passa pelo sistema solar, algo que acontece uma vez a cada 415 anos. De fato, esses rejeitos cósmicos se originam quando a Terra, durante sua viagem ao redor do Sol, atravessa um anel cheio dos fragmentos desse cometa, que colidem com a atmosfera terrestre e pegam fogo: o resultado são as estrelas fugazes ou meteoros.

Para observar o fenômeno, que se repete na natureza há milhares de anos e cujos primeiros registros – coletados no livro chinês de crônicas Zuo Zhuan – datam do ano de 687 a.C., são imprescindíveis alguns fatores que nas Líridas 2019 provavelmente não acontecerão. Não é preciso equipamento para ver o fenômeno, apenas um céu escuro, o que pode ser difícil nas grandes cidades por conta da iluminação artificial. Outro fator que atrapalha é a lua estar em plenilúnio (sua fase mais brilhante).

De qualquer forma, quem não perder a esperança de desfrutar da última chuva de estrelas até as aquáridas de início de maio deverá procurar lugares escuros, livres de toda contaminação de luz.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_