_
_
_
_
_

Karen Uhlenbeck, a pioneira “imperfeita” que levou o ‘Nobel’ de Matemática

Seus resultados tiveram um impacto transformador na geometria e a análise e motivaram descobertas profundas na fronteira da matemática e a física

Karen Uhlenbeck, prêmio Abel de Matemáticas, em Princeton.
Karen Uhlenbeck, prêmio Abel de Matemáticas, em Princeton.ANDREA KANE (AFP)

A matemática norte-americana Karen Keskulla Uhlenbeck se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Abel (considerado o "Nobel" da Matemática) desde que começou a ser concedido, em 2003. Professora emérita da Universidade do Texas, em Austin, e Senior Research Scholar da Universidade de Princeton e do Instituto de Estudos Avançados (EUA), Uhlenbeck fez avanços impressionantes no campo das equações diferenciais parciais geométricas, na teoria de gauge e em sistemas integráveis. Seus resultados tiveram um impacto transformador nos campos da geometria e da análise, ampliando os limites do conhecimento e fazendo descobertas profundas na fronteira da matemática com a física.

Mais informações
O mistério de Sheila Minor, a única mulher numa conferência científica de 1971
Grace Hopper, a mulher que tornou a linguagem do computador mais humana
Mulheres cientistas escondidas pela História

Seus trabalhos em aplicações harmônicas fizeram dela uma das fundadoras da área de análise geométrica. De todos os seus resultados nesse campo, se destaca o teorema obteve com Jonathan Sacks no início de 1980, sobre a existência de imersões harmônicas de superfícies compactas em 3-variedades de Riemann. Este resultado introduz alguns métodos (chamados minimax) que continuam sendo usados com sucesso hoje. Por exemplo, são uma das bases da demonstração do brasileiro Fernando Codá Marques e do português André Neves da famosa conjectura de Willmor. Por esse trabalho os matemáticos receberam o prestigioso prêmio Oswald Veblen em 2016.

Outro trabalho de Uhlenbeck, sobre a aplicação dos chamados instantons como ferramenta geométrica efetiva, foi fundamental nas pesquisas que renderam a Simon Donaldson (Stony Brook University e Imperial College London) a Medalha Fields em 1986. Esse resultado se engloba em outra área da matemática, a teoria gauge, pela qual ela se interessou depois de ouvir uma conferência de Michael Atiyah na Universidade de Chicago, também agraciado com a Medalha Fields e o Prêmio Abel.

O exemplo de Uhlenbeck é profundamente inspirador para todas as mulheres que fazem matemática e, em geral, para todas as mulheres cientistas. Esse merecido prêmio, e toda a divulgação que o acompanha, servem para dar visibilidade a todas elas. Além de, é claro, reconhecer uma carreira excepcional. Embora ela afirme que ser considerada um modelo para outras mulheres “é difícil, porque o que você realmente precisa é mostrar aos alunos como uma pessoa pode ser imperfeita e, no entanto, ter sucesso”. Espero que o exemplo dessa mulher tenaz sirva para que todas as jovens ousem na matemática, apesar de suas “imperfeições”, e aquelas que já estejam no caminho as encoraje a perseverar.

Leonor Ferrer Martínez é professora titular do departamento de Geometria e Topologia da Universidade de Granada e membro da Comissão de Mulheres e Matemáticas de Real Sociedade Matemática Espanhola.

Edição e coordenação:Ágata Leme (ICMAT).

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_