Seleccione Edição
Login
A vida rural de Santos Dumont, um aviador que foi à serra tratar os “pobres nervos”

A vida rural de Santos Dumont, um aviador que foi à serra tratar os “pobres nervos”

11 fotos

Casa de Cabangu, na Serra da Mantiqueira, abriga maior acervo sobre a obra do inventor e detalhes sobre sua vida, mas sofre com a falta de recursos

  • A Casa de Cabangu, residência natal do aviador Santos Dumont, fica na cidade que leva o nome dele na Zona da Mata mineira. Sem dinheiro para conservação e até mesmo para a capina da área externa, o museu corre risco de perder o maior acervo que se tem registro sobre a obra do inventor brasileiro.
    1A Casa de Cabangu, residência natal do aviador Santos Dumont, fica na cidade que leva o nome dele na Zona da Mata mineira. Sem dinheiro para conservação e até mesmo para a capina da área externa, o museu corre risco de perder o maior acervo que se tem registro sobre a obra do inventor brasileiro.
  • Foi inaugurado em 1973, mais de quatro décadas depois da morte de Santos Dumont. O aviador nasceu e morou por apenas dois anos na casa. Seu pai, o engenheiro Henrique Dumont, havia ocupado o imóvel no período em que ajudou a construir a ferrovia Dom Pedro II. Só voltaria à casa natal em 1918, quando o Estado lhe doou a construção e as terras como forma de reconhecimento pelo seus trabalhos.
    2Foi inaugurado em 1973, mais de quatro décadas depois da morte de Santos Dumont. O aviador nasceu e morou por apenas dois anos na casa. Seu pai, o engenheiro Henrique Dumont, havia ocupado o imóvel no período em que ajudou a construir a ferrovia Dom Pedro II. Só voltaria à casa natal em 1918, quando o Estado lhe doou a construção e as terras como forma de reconhecimento pelo seus trabalhos.
  • A casa tem reproduções do modelo do 14-bis, pioneiro ao apresentar o conceito dos ailerons, com os quais o aviador podia controlar a inclinação lateral do avião por cordas amarradas aos ombros, e o trem de pouso, que permitia a decolagem sem auxílio externo.
    3A casa tem reproduções do modelo do 14-bis, pioneiro ao apresentar o conceito dos ailerons, com os quais o aviador podia controlar a inclinação lateral do avião por cordas amarradas aos ombros, e o trem de pouso, que permitia a decolagem sem auxílio externo.
  • Instalado na Serra da Mantiqueira, Dumont, que àquela altura sofria de esclerose múltipla, encarava a lida na fazenda como um refúgio para se livrar da depressão. Ou, como ele mesmo dizia, uma forma de “tratamento para os meus pobres nervos”.
    4Instalado na Serra da Mantiqueira, Dumont, que àquela altura sofria de esclerose múltipla, encarava a lida na fazenda como um refúgio para se livrar da depressão. Ou, como ele mesmo dizia, uma forma de “tratamento para os meus pobres nervos”.
  • Uma imagem de Santos Dumont bronzeado, tomada após um período de férias na praia.
    5Uma imagem de Santos Dumont bronzeado, tomada após um período de férias na praia.
  • Mônica Castello Branco é diretora da Fundação Casa de Cabungu, que cuida do museu fundado por seu pai, Oswaldo.
    6Mônica Castello Branco é diretora da Fundação Casa de Cabungu, que cuida do museu fundado por seu pai, Oswaldo.
  • O busto esclarece porque o aviador assinava “Santos=Dumont”. Com nacionalidade franco-brasileira, o sinal de = era a mostra de que valorizava igualmente suas raízes.
    7O busto esclarece porque o aviador assinava “Santos=Dumont”. Com nacionalidade franco-brasileira, o sinal de = era a mostra de que valorizava igualmente suas raízes.
  • Uma réplica do 14-bis está exposta do lado de fora da Casa.
    8Uma réplica do 14-bis está exposta do lado de fora da Casa.
  • As correspondências trocadas com o caseiro que cuidava da propriedade enquanto ele viajava para provar seus experimentos revelam uma faceta pouco conhecida de Santos Dumont: a de fazendeiro.
    9As correspondências trocadas com o caseiro que cuidava da propriedade enquanto ele viajava para provar seus experimentos revelam uma faceta pouco conhecida de Santos Dumont: a de fazendeiro.
  • Roupas, chapéus e talheres usados pelo antigo dono da casa também integram o acervo.
    10Roupas, chapéus e talheres usados pelo antigo dono da casa também integram o acervo.
  • O lago com chafariz operado por gravidade e projetado por Santos Dumont fica em frente ao museu.
    11O lago com chafariz operado por gravidade e projetado por Santos Dumont fica em frente ao museu.