_
_
_
_
_

Fotógrafo ‘atropelado’ pela Croácia: “Toda a seleção caiu em cima de mim, mas eu não parei de tirar fotos”

Yuri Cortez conseguiu imagens de ângulos inusitados depois de ser lançado ao chão durante a comemoração do gol que deu a vitória aos croatas sobre a Inglaterra

O fotógrafo da agência France Press durante a comemoração do gol que deu a vitória à seleção da Croácia.
O fotógrafo da agência France Press durante a comemoração do gol que deu a vitória à seleção da Croácia.Michael Regan (Getty/FIFA)
Diego Mancera

A seleção da Croácia venceu a Inglaterra na prorrogação e classificou-se para o final da Copa do Mundo da Rússia 2018. O gol da vitória foi de Mario Mandzukic, no minuto 109 do jogo. Os jogadores croatas correram em direção à arquibancada para comemorar com os torcedores, mas tropeçaram na zona de fotógrafos. Ali encontrava-se Yuri Cortez, repórter gráfico da agência de notícias France Press (AFP), com a câmera bem firme na mão direita. Caído no gramado, ele conseguiu um ângulo privilegiado da celebração.

Uma das fotografias de Mandzukic que Cortez fez enquanto estava caído na grama.
Uma das fotografias de Mandzukic que Cortez fez enquanto estava caído na grama.Yuri Cortez (AFP)
O zagueiro Josip Pivaric comemora com os colegas o segundo gol do jogo contra a Inglaterra.
O zagueiro Josip Pivaric comemora com os colegas o segundo gol do jogo contra a Inglaterra.Yuri Cortez (AFP)
Mandzukic abraça seus colegas.
Mandzukic abraça seus colegas.Yuri Cortez (AFP)

Josip Pivaric comemorou direto na lente do fotógrafo salvadorenho, que vive no México. Mandzukic, o homem do gol histórico, ofereceu ajuda para que ele se levantasse e apertou sua mão. Iván também se aproximou para perguntar se estava bem. No frenesi da comemoração, Domagoj Vida, beijou a testa de Cortez.

Mandzukic oferece a mão ao fotógrafo depois da comemoração.
Mandzukic oferece a mão ao fotógrafo depois da comemoração.Yuri Cortez (AFP)
Ivan Rakitic sustenta a cabeça do fotógrafo Yuri Cortez depois do segundo gol marcado por Mario Mandzukic.
Ivan Rakitic sustenta a cabeça do fotógrafo Yuri Cortez depois do segundo gol marcado por Mario Mandzukic.Carl Recine (Reuters)

“Marcam o gol e Mandzukic corre para a zona dos fotógrafos. Tenho a lente 400 (milímetros) e, ao mesmo tempo, uma grande angular para esse tipo de situações. Invadiram a zona, chegaram os jogadores do banco de reservas e começaram a cair em cima de mim. Senti como minha cadeira girou, mantive a câmera na mão e não parei de apertar o disparador", comenta Cortez a Verne por telefone.

O momento retratado pelos colegas de Cortez se difundiu em diferentes contas no Twitter e foi compartilhado centenas de vezes. Nas fotos se destacam a tenacidade do fotógrafo para capturar imagens mesmo em uma postura desconfortável e a perspectiva inédita que ele teve da comemoração desde o gramado. “Os jogadores me perguntaram se estava bem, um deles me deu minhas lentes, que acabaram dobradas no chão”, acrescenta o fotojornalista, que cobre sua quarta Copa do Mundo.

Carl Recine (Reuters)
Iván Rakitic (esquerda) se desculpa após chocar-se com o fotógrafo Yuri Cortez (direita) na comemoração do gol de Mario Mandzukic.
Iván Rakitic (esquerda) se desculpa após chocar-se com o fotógrafo Yuri Cortez (direita) na comemoração do gol de Mario Mandzukic.Lavandeira jr (EFE)
Reuters (Carl Recine)

“Nunca tinha acontecido algo assim comigo. Já havia acontecido coisas mais leves, como trombar com jogadores que correm até a zona de escanteio, mas, desta vez, praticamente toda a seleção caiu em cima de mim e eu não parei de tirar fotos". O celular de Cortez não parou de tocar com mensagens e telefonemas para entrevistas. “Saí praticamente fugindo do estádio, tinha muita gente atrás de mim. Meus chefes me perguntaram como estava e disseram que fui parte da notícia do dia”, conta.

Os usuários de redes sociais destacaram o profissionalismo do fotógrafo, que não retirou o dedo do disparador em nenhum momento. A equipe da Croácia jogará pela primeira vez uma final da Copa do Mundo e o fará contra a França em Moscou, no próximo domingo.

"Atropelado pelo êxtase croata, caído no chão, mas sempre com o dedo no gatilho. Uma imagem para mostrar nas escolas de fotografia".

"#Jornalismo é que todos esses croatas caiam em cima de você e que você continue trabalhando. E que saiam esses fotões. Ele é #YuriCortez e trabalha @AFP".

"Tem que continuar apertando o disparador da câmera sempre, não importa o que aconteça ao seu redor! Que ótimo o fotógrafo salvadorenho Yuri Cortez".

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_