A França se tornou a primeira finalista da Copa do Mundo Rússia 2018 depois de vencer a Bélgica por 1 a 0, em São Petersburgo, com gol do zagueiro Umtiti. Em partida que cumpriu com as expectativas, o primeiro tempo foi movimentado, no qual os belgas tiveram mais a posse de bola e criaram com Hazard e De Bruyne chegando pelas pontas, mas também foram incomodados pelos contra-ataques franceses, frequentemente puxados por Griezmann, mas desperdiçados por Giroud. Os dois goleiros trabalharam: Lloris defendeu bom chute de Alderweireld depois de escanteio e Courtois bloqueou com o pé a tentativa de Pavard após tabela com Mbappé.
Logo no começo do segundo tempo, Griezmann bateu o escanteio no primeiro pau e Umtiti chegou completando para o fundo das redes de Courtois, abrindo o placar. O 1 a 0 motivou a Bélgica a se lançar ao ataque, por vezes abusando do chuveirinho para Lukaku, que fez partida abaixo das expectativas. Hazard tentou, De Bruyne errou muiyo e os belgas não conseguiram reagir. Mbappé, Griezmann, Matuidi e Pogba ainda ameaçaram a equipe com contra-ataques, mas Courtois impediu que os franceses aumentassem a vantagem.
A vitória devolve a França à final da Copa depois de 12 anos; é a terceira vez que a seleção chega na decisão nas últimas seis edições, com um título e um vice-campeonato. A equipe de Mbappé agora espera o vencedor de Croácia x Inglaterra, que se enfrentam nesta quarta (dia 11), às 15h (horário de Brasília). O perdedor enfrenta a Bélgica na decisão do terceiro lugar.
Veja como contamos França x Bélgica:
Encerramos por aqui a cobertura da primeira semifinal da Copa: França 1 x 0 Bélgica, gol de Umtiti. Obrigado pela companhia e até a próxima!
Agora, a França espera o vencedor de Croácia x Inglaterra, que jogam amanhã (quarta, dia 11, às 15h). A final está marcada para domingo, em Moscou, às 12h, sempre no horário de Brasília.
Camisa 10 de sua seleção com apenas 19 anos, Mbappé teve outra grande atuação na Copa e guiou a França para a final. O jogador é grande candidato ao prêmio de melhor do Mundial. Foto: AFP
A Bélgica entregou o que a sua badalada geração prometia, sobretudo na vitória por 2 a 1 contra o Brasil. O camisa 10 e capitão, Hazard, faz um excelente Mundial. E ainda tem mais um jogo: a decisão do 3º lugar contra o perdedor de Croácia x Inglaterra.
Do lado francês, além da segura zaga, Pogba e Matuidi estiveram muito bem no meio-campo e Griezmann e Mbappé, sempre puxando contra-ataques, só não proporcionaram uma vantagem maior para os franceses por conta de uma atuação ruim de Giroud.
O gol, aos 13 minutos do segundo tempo, condicionou uma pressão da Bélgica, mas exagerando nas bolas levantadas na área, todas afastadas por Varane, que fez ótima partida. De Bruyne acertou pouco e Hazard foi o maior destaque belga no jogo, enquanto Courtois fez o possível atrás.
No confronto de ótimas gerações, a francesa se deu melhor. A equipe de Didier Deschamps marcou bem, incomodou nos contra-ataques e foi soberana nas bola paradas ofensivas e defensivas. Em uma delas, Umtiti marcou o único gol do jogo após escanteio cobrado por Griezmann.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.