_
_
_
_
_

Mais de 400 mil brasileiros foram afetados pelo vazamento de dados do Facebook

A rede social anuncia que tomará medidas para evitar outro escândalo como o de Cambridge Analytica

Mark Zuckerberg em uma imagem de arquivo
Mark Zuckerberg em uma imagem de arquivoStephen Lam (REUTERS)
Mais informações
Antes de banir ‘app’ usado pelo MBL, Facebook aceitou seu criador em seleta conferência anual
“O ‘Brexit’ não teria acontecido sem a Cambridge Analytica”
Como saber quais aplicativos têm acesso aos seus dados no Facebook

Mark Zuckeberg, CEO e fundador do Facebook, deu a cara a bater. Através de uma chamada telefônica seguida de uma rodada de perguntas com os principais veículos de imprensa. O diretor começou com uma mensagem sobre o tiroteio do dia anterior na sede do YouTube: “O Vale do Silício é uma comunidade, temos muitos amigos no Google e no YouTube, estamos muito próximos de todos os afetados”, para depois entrar diretamente nos problemas de sua rede social com um pedido de desculpas: “Deveríamos ter feito mais. Não vou defender, mas vou tentar explicar. Nosso trabalho é dar ferramentas aos desenvolvedores e, aos usuários, a responsabilidade de saber o que estão compartilhando e como. Mudamos isso porque muitos estavam compartilhando sem saber direito o quê. Percebemos que podíamos fazer mais e vamos tomar esse caminho.”

Na manhã de quarta-feira, o Facebook admitiu que não foram 45 milhões, mas 87 milhões as contas afetadas pelo vazamento de dados da Cambridge Analytica, sendo 81,6% delas (70.632.350) de norte-americanos: “Poderia ser menos, mas quisemos incluir o maior número possível. Se suspeitamos, incluímos.” No Brasil, o número de afetados foi de 443.117, segundo anunciou o diretor de tecnologia da empresa, Mike Schroepfer.

Minutos antes da entrevista de Zuckeberg, o Facebook anunciou mudanças em seu sistema para evitar que a situação se repita: “O essencial é termos controle sobre nosso serviço e é nisso que estamos trabalhando. Somos uma empresa otimista. Pensamos em construir. Não basta oferecer ferramentas, também precisamos garantir que os desenvolvedores serão responsáveis e protegerão os dados.” Zuckeberg reconheceu que falta didática da parte de sua plataforma para que os usuários assumam o controle de seus perfis: “Vamos criar ferramentas para que saibam que informação estão dando. Nos dois últimos dias vimos que muitos não configuraram sua privacidade para evitar a tomada de dados.”

A Rússia e sua ingerência nas eleições foi um dos pontos mais quentes da conversa e Zuckeberg procurou ressaltar o esforço para diminuir seu impacto: “Ontem desativamos páginas russas que estão atacando seu próprio país. Queremos proteger a integridade das eleições. Nas últimas da França fomos muito cuidadosos. O mesmo aconteceu com a Alemanha. Percebemos que páginas de veículos de imprensa russos também se dedicam a envenenar e influenciar.”

Logo depois da vitória de Donald Trump em novembro de 2016, o líder da rede social disse que era loucura pensar que o Facebook teria afetado os resultados das eleições dos Estados Unidos. Agora, Zuckeberg reconheceu sua falha: “Claramente me confundi ao não avaliar o impacto das fake news. O que está claro é que, neste ponto, vamos corrigir isso com um trabalho cuidadoso e um esforço extraordinário. Deveríamos ter feito mais.”

A Europa está prestes a colocar em vigor a chamada GDPR, uma nova lei comum de proteção de dados. A pergunta foi direta: “Aceitaria a adoção dessas medidas nos Estados Unidos?” “As normas sociais são diferentes em cada país. Tentamos nos adaptar. É uma das coisas mais peculiares de administrar esta empresa. Acho muito positivo e bem construído. Não faz sentido ter uma interface de programação de aplicativos (API) que observa o comportamento de grupos ao longo do tempo”, afirmou.

Vários investidores importantes se pronunciaram para pedir a substituição de Zuckerberg à frente da empresa. À pergunta “você é a pessoa certa para segurar as rédeas do Facebook?”, respondeu com desembaraço: “Viver é aprender com os erros e saber o que deve saber para seguir em frente. A verdade é que, quando você constrói algo sem precedentes como o Facebook, vai cometer erros. Ninguém é perfeito, mas deve prestar contas e assumir responsabilidades. Milhares de milhões de pessoas usam nossos serviços. É algo de que me orgulho.”

Zuckeberg, que é especialmente cuidadoso com sua privacidade – desde pôr um adesivo sobre a câmera de seu celular até contratar um serviço de proteção pessoal –, deu alguns conselhos adicionais: “Uso muitos aplicativos. Sou um usuário muito ativo. Procuro mudar as senhas regularmente e sou cuidadoso. Muitos ataques são de engenharia social.”

As críticas a seu modelo de negócios, baseado na publicidade centrada nos gostos dos usuários, continuam presentes. “Por anos não fomos claros sobre a forma como tratamos os dados, mas, em termos de atividade, não os revendemos nem traficamos. Fomos capazes de apagar essa ideia”, lamentou. A publicidade é sua fonte de renda, mas também alvo de críticas: “Por um lado, os usuários querem ver coisas relevantes. Por outro, se incomodam com anúncios.”

As eleições de julho no México ocupam um lugar prioritário para o Facebook: “Isso é muito importante. Em 2018, México, Índia e Brasil realizam eleições. Nesses processos há três tipos de atores que desequilibram: os que divulgam spam, a polarização que se dá na imprensa e os próprios partidos e Governos. Os primeiros, os do spam e os trolls, têm interesse econômico, mas não ideológico. A imprensa tem estratégias diferentes para conseguir audiência e influência. No México temos um sistema de checagem de notícias criado especialmente para aquele país. Queremos que se confie no jornalismo que faz um trabalho limpo e profissional, de qualidade. No caso político é mais complicado. Pensamos que precisam conquistar a confiança e jogar limpo”.

Durante mais de uma hora, admitiu ter se sentido impotente no caso da ingerência russa: “Esperávamos ataques tradicionais de roubo de dados ou ataques da Rússia, mas não essa desinformação. Não soubemos prever. Foi um erro grave. A divulgação de notícias falsas através de contas falsas foi lamentável. Estamos fazendo um esforço para manter a integridade do processos eleitorais. Não existe uma receita, é algo flexível e inconstante.”

Despediu-se com um desejo: “Gostaria de poder estalar os dedos e resolver tudo. Mas como o Facebook é complexo, vamos levar anos. Prometo melhorá-lo mês a mês. No final deste ano teremos encurralado o problema. Em três anos espero que esteja resolvido.”

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_