Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

O teste da avenida 23 de Maio como centro do Carnaval de rua de São Paulo

1,2 milhão de pessoas tomaram quase dois quilômetros da pista que liga a Zona Sul ao Centro da capital paulista no domingo. Espaço generoso recebe elogios, mas acessibilidade foi criticada

  • A proposta causou desconfiança e protesto no início. Alguns dos blocos mais tradicionais de São Paulo mudariam de lugar por questões de organização e segurança. Após o primeiro dia de Carnaval na avenida 23 de Maio, contudo, o paulistano parece ter aprovado a mudança.
    1A proposta causou desconfiança e protesto no início. Alguns dos blocos mais tradicionais de São Paulo mudariam de lugar por questões de organização e segurança. Após o primeiro dia de Carnaval na avenida 23 de Maio, contudo, o paulistano parece ter aprovado a mudança.
  • A folia na 23 de Maio, que liga a Zona Sul ao Centro da capital paulista, se concentrou entre o bairro do Paraíso e a região central. Desfilaram no domingo os blocos Domingo Ela Não Vai, Vou de Táxi, Chá Rouge e Bloco do Desmanche.
    2A folia na 23 de Maio, que liga a Zona Sul ao Centro da capital paulista, se concentrou entre o bairro do Paraíso e a região central. Desfilaram no domingo os blocos Domingo Ela Não Vai, Vou de Táxi, Chá Rouge e Bloco do Desmanche.
  • Entre os elogios para o Carnaval na 23 de Maio estava o espaço generoso reservado para a festa. Já as críticas se concentraram na acessibilidade para chegar à avenida.
    3Entre os elogios para o Carnaval na 23 de Maio estava o espaço generoso reservado para a festa. Já as críticas se concentraram na acessibilidade para chegar à avenida.
  • “Nós estamos muito animados e convencidos de que será um sucesso. Evidentemente é um teste. Um teste sempre terá aprimoramento a ser feito”, admitiu o prefeito João Doria neste domingo.
    4“Nós estamos muito animados e convencidos de que será um sucesso. Evidentemente é um teste. Um teste sempre terá aprimoramento a ser feito”, admitiu o prefeito João Doria neste domingo.
  • Segundo a Prefeitura de São Paulo, a estreia da 23 de Maio no Carnaval reuniu 1,2 milhão de pessoas na avenida neste domingo. O plano era liberar a via às 22h, mas ela acabou ficando fechada ao longo da noite.
    5Segundo a Prefeitura de São Paulo, a estreia da 23 de Maio no Carnaval reuniu 1,2 milhão de pessoas na avenida neste domingo. O plano era liberar a via às 22h, mas ela acabou ficando fechada ao longo da noite.
  • “Em razão do grande público no primeiro dia de desfile dos blocos de carnaval, a medida [fechamento da avenida à noite] está sendo adotada e visa garantir que a operação seja feita com segurança”, argumentou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em nota.
    6“Em razão do grande público no primeiro dia de desfile dos blocos de carnaval, a medida [fechamento da avenida à noite] está sendo adotada e visa garantir que a operação seja feita com segurança”, argumentou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em nota.
  • Dez blocos passarão pela avenida 23 de Maio até o fim deste Carnaval. A ideia original era concentrar toda a festa de rua na avenida, mas a proposta foi criticada pelos organizadores dos blocos.
    7Dez blocos passarão pela avenida 23 de Maio até o fim deste Carnaval. A ideia original era concentrar toda a festa de rua na avenida, mas a proposta foi criticada pelos organizadores dos blocos.
  • O resultado dos três dias de interdição, de domingo a terça-feira, será avaliado para decidir qual será o papel da avenida no Carnaval paulistano a partir do próximo ano.
    8O resultado dos três dias de interdição, de domingo a terça-feira, será avaliado para decidir qual será o papel da avenida no Carnaval paulistano a partir do próximo ano.
  • Os blocos que saíram pelas ruas de São Paulo neste Carnaval não se restringiram à avenida 23 de Maio. O Agrada Gregos, por exemplo, levou foliões ao para Ibirapuera, no sábado. E volta a sair na terça-feira, desta vez na 23 de Maio, a convite da Prefeitura.
    9Os blocos que saíram pelas ruas de São Paulo neste Carnaval não se restringiram à avenida 23 de Maio. O Agrada Gregos, por exemplo, levou foliões ao para Ibirapuera, no sábado. E volta a sair na terça-feira, desta vez na 23 de Maio, a convite da Prefeitura. SMPR
  • O blobo Minhoqueens saiu na Praça da República no sábado, celebrando três anos de existência. Costumava tomar o Minhocão, mas neste ano a Prefeitura não liberou a via por questões de segurança.
    10O blobo Minhoqueens saiu na Praça da República no sábado, celebrando três anos de existência. Costumava tomar o Minhocão, mas neste ano a Prefeitura não liberou a via por questões de segurança. SMPR
  • Já o Tarado Ni Você tomou o Centro da capital paulista no sábado, partindo da esquina da Ipiranga com a São João com suas homenagens a Caetano Veloso.
    11Já o Tarado Ni Você tomou o Centro da capital paulista no sábado, partindo da esquina da Ipiranga com a São João com suas homenagens a Caetano Veloso. SMPR
  • O bloco Tarado Ni Você passa ao lado do Ibirapuera, no sábado.
    12O bloco Tarado Ni Você passa ao lado do Ibirapuera, no sábado.
  • O bloco Jegue elétrico desfilou pelas ruas de Pinheiros neste domingo.
    13O bloco Jegue elétrico desfilou pelas ruas de Pinheiros neste domingo. SMPR