Seleccione Edição
Login
Asi es América segun sus plantas
15 fotos

Uma viagem pelas plantas do continente americano

Equipe de pesquisadores elaborou uma lista de todas as plantas conhecidas da América que inclui 124.993 espécies. Ou seja, 33% de todas as conhecidas a nível mundial. Delas, 51.000 pertencem à América do Norte, 82.000 à América do Sul e o restante é comum aos dois territórios. A cada ano são descritas novas espécies e os cientistas, que publicaram o estudo na revista ‘Science’, preveem que em 2050 serão documentadas 25.000

  • Essa planta da espécie ‘Perezia pungens’ é encontrada na América do Sul e pertence à família ‘Asteraceae’, a segunda mais diversificada do continente com 12.043 espécies. Delas, 15% está no Cone Sul, 14% na América do Norte e 13% no México.
    1Essa planta da espécie ‘Perezia pungens’ é encontrada na América do Sul e pertence à família ‘Asteraceae’, a segunda mais diversificada do continente com 12.043 espécies. Delas, 15% está no Cone Sul, 14% na América do Norte e 13% no México.
  • A espécie 'Puya alpestris' é encontrada no Cone Sul. Pertence à família 'Bromeliaceae', que é quase endêmica da América e possui 3.403 espécies. Delas, 39,5% está no Brasil. Esse tipo de planta se caracteriza por possuir folhas arrosetadas, flores coloridas e os estigmas retorcidos.
    2A espécie 'Puya alpestris' é encontrada no Cone Sul. Pertence à família 'Bromeliaceae', que é quase endêmica da América e possui 3.403 espécies. Delas, 39,5% está no Brasil. Esse tipo de planta se caracteriza por possuir folhas arrosetadas, flores coloridas e os estigmas retorcidos.
  • Outra espécie que pertence à família 'Bromeliaceae' e é encontrada no Cone Sul é a 'Nastanthus patagonicus'.
    3Outra espécie que pertence à família 'Bromeliaceae' e é encontrada no Cone Sul é a 'Nastanthus patagonicus'.
  • Essa planta da espécie 'Euphorbia cornastra' está no México, que é o terceiro país do continente americano com a flora mais diversificada, com 22.969 espécies. Está atrás do Brasil, com 33.161 espécies, e da Colômbia, com 23.104.
    4Essa planta da espécie 'Euphorbia cornastra' está no México, que é o terceiro país do continente americano com a flora mais diversificada, com 22.969 espécies. Está atrás do Brasil, com 33.161 espécies, e da Colômbia, com 23.104.
  • Essa planta da espécie 'Kunhardtia rhodantha' pertence à família 'Rapateaceae', que é endêmica do continente americano.
    5Essa planta da espécie 'Kunhardtia rhodantha' pertence à família 'Rapateaceae', que é endêmica do continente americano.
  • A 'Ponthieva mandonii' é encontrada no Peru, Bolívia e Cone Sul. Pertence à família 'Orchidaceae', que é a mais diversificada da América com 12.983 espécies. Essa família representa de 9% a 23% da flora dos países tropicais andinos (Equador, Colômbia, Peru, Venezuela e Bolívia) e 13% da América Central.
    6A 'Ponthieva mandonii' é encontrada no Peru, Bolívia e Cone Sul. Pertence à família 'Orchidaceae', que é a mais diversificada da América com 12.983 espécies. Essa família representa de 9% a 23% da flora dos países tropicais andinos (Equador, Colômbia, Peru, Venezuela e Bolívia) e 13% da América Central.
  • Essa planta da espécie 'Brachyotum ledifolium' é encontrada na Colômbia e Equador e pertence à família 'Melastomataceae', que compreende 200 gêneros e 4.500 espécies que se distribuem pelas regiões tropicais, principalmente na América.
    7Essa planta da espécie 'Brachyotum ledifolium' é encontrada na Colômbia e Equador e pertence à família 'Melastomataceae', que compreende 200 gêneros e 4.500 espécies que se distribuem pelas regiões tropicais, principalmente na América.
  • A 'Brunfelsia Americana' é encontrada nas Índias Ocidentais e Venezuela. O gênero 'Brunfelsia' compreende por volta de 50 espécies descritas cujas flores costumam ser grandes e possuem cinco largas pétalas.
    8A 'Brunfelsia Americana' é encontrada nas Índias Ocidentais e Venezuela. O gênero 'Brunfelsia' compreende por volta de 50 espécies descritas cujas flores costumam ser grandes e possuem cinco largas pétalas.
  • Essa planta da espécie 'Ceratostema alatum' é encontrada na Colômbia e Equador. A Colômbia possui 23.104 espécies de plantas, das quais 6.739 são endêmicas. Por sua vez, o Equador tem 17.548, das quais 5.480 são exclusivamente desse país.
    9Essa planta da espécie 'Ceratostema alatum' é encontrada na Colômbia e Equador. A Colômbia possui 23.104 espécies de plantas, das quais 6.739 são endêmicas. Por sua vez, o Equador tem 17.548, das quais 5.480 são exclusivamente desse país.
  • A espécie 'Ranunculus gusmanii' é encontrada em áreas úmidas e pantanosas da Colômbia, Equador e Peru. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) a incluiu na Lista Vermelha na categoria de "preocupação menor", já que não há uma ameaça substancial à população mundial.
    10A espécie 'Ranunculus gusmanii' é encontrada em áreas úmidas e pantanosas da Colômbia, Equador e Peru. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) a incluiu na Lista Vermelha na categoria de "preocupação menor", já que não há uma ameaça substancial à população mundial.
  • A 'Valeriana henrici' é encontrada no Equador e Peru. As espécies desse gênero são nativas da América e América do Norte e são usadas frequentemente como soníferos.
    11A 'Valeriana henrici' é encontrada no Equador e Peru. As espécies desse gênero são nativas da América e América do Norte e são usadas frequentemente como soníferos.
  • A espécie 'Caiophora cernua' é endêmica do Cone Sul. 70% das espécies da América estão unicamente em um país ou região. No caso do Cone Sul, 45% das espécies são exclusivas dessa área.
    12A espécie 'Caiophora cernua' é endêmica do Cone Sul. 70% das espécies da América estão unicamente em um país ou região. No caso do Cone Sul, 45% das espécies são exclusivas dessa área.
  • A 'Gentianella hirculus' é uma das 5.480 espécies endêmicas do Equador. O país tem no total 17.548 espécies de plantas. Essa espécie corre risco de extinção, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN, principalmente pela destruição do habitat do Parque Nacional Cajas pelos visitantes.
    13A 'Gentianella hirculus' é uma das 5.480 espécies endêmicas do Equador. O país tem no total 17.548 espécies de plantas. Essa espécie corre risco de extinção, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN, principalmente pela destruição do habitat do Parque Nacional Cajas pelos visitantes.
  • Essa planta da espécie 'Passiflora foetida' é encontrada ao longo do continente americano. Também é conhecida como maracujá silvestre e serve de alimento às larvas de algumas espécies de borboleta.
    14Essa planta da espécie 'Passiflora foetida' é encontrada ao longo do continente americano. Também é conhecida como maracujá silvestre e serve de alimento às larvas de algumas espécies de borboleta.
  • Esse mapa mostra o número de espécies de plantas que existem em diferentes territórios da América. Entre parênteses está indicada a quantidade de exemplares endêmicos de cada área.
    15Esse mapa mostra o número de espécies de plantas que existem em diferentes territórios da América. Entre parênteses está indicada a quantidade de exemplares endêmicos de cada área.