Richard H. Thaler, Prêmio Nobel de Economia 2017
Norte-americano, de 72 anos, foi reconhecido por seu estudo da economia comportamental
O norte-americano Richard H. Thaler, de 72 anos, foi agraciado nesta segunda-feira com o Prêmio Nobel de Economia, denominado oficialmente Prêmio Memorial Nobel de Ciências Econômicas, instituído e financiado pelo Banco Nacional da Suécia. Thaler foi premiado por sua contribuição à economia do comportamento. Nascido em 1945 em Nova Jersey (EUA), ele leciona essa disciplina na Universidade de Chicago.
Entre os méritos mais destacados de Thaler se encontra o desenvolvimento da teoria da contabilidade mental, explicando como as pessoas simplificam decisões financeiras. “O premiado explorou como uma racionalidade limitada, as preferências sociais e a falta de autocontrole afetam tanto as decisões individuais quanto os resultados do mercado”, disse o comitê a Academia Sueca responsável pela premiação. “Em resumo, suas contribuições desenvolveram uma ponte entre a análise econômica e a psicológica na tomada de decisões individuais”.
Watch the announcement of the 2017 Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciences in Memory of Alfred Nobel! #NobelPrize pic.twitter.com/xV5xJ7LAJg
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 9, 2017
O perfil do ganhador do Nobel de Economia é um dos mais fáceis de adivinhar: costuma ser um homem com mais de 55 anos, de nacionalidade norte-americana. Nos últimos 20 anos, três quartos dos agraciados se encaixavam nessa descrição.
Em 2016, a Academia sueca concedeu o Nobel de Economia a Oliver Hart e Bengt Holmström por suas contribuições à Teoria dos Contratos, que analisa como as contratações são elaboradas e quais são seus diversos efeitos, sobretudo no universo corporativo.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.