_
_
_
_
_

Temer após alta na gasolina: “Não há previsão de aumentar outros impostos”

Em reunião do Mercosul, presidente rebate as críticas da Fiesp, que ressuscitou o "pato" anti-tributos. Brasil, mergulhado em sua crise política, assume a presidência rotativa de bloco com problemas

F. R. M.
Temer, o chanceler Nunes (à esq.) e Henrique Meirelles na cúpula do Mercosul, na Argentina.
Temer, o chanceler Nunes (à esq.) e Henrique Meirelles na cúpula do Mercosul, na Argentina. ANDRES LARROVERE (AFP)

A crise econômica e política brasileira viajaram com Michel Temer para a reunião semestral do Mercosul, desta vez realizada em Mendoza, na Argentina. Um dia depois de chancelar o primeiro aumento de impostos de seu curto mandato, Temer teve de responder a uma bateria de perguntas sobre o tema. Depois de dizer que os brasileiros "iam entender" a alta de tributo que pode fazer a gasolina subir até 0,41 centavos por litro para o consumidor, nesta sexta-feira foi a vez de o mandatário se mostrar compreensivo com as críticas recebidas pela medida. “Eu compreendo a reação da Fiesp, nós estamos dialogando, conversando e creio que todos compreenderão.”

Mais informações
Preço da gasolina pode subir até 0,41 centavos por litro com alta de imposto federal
Encurralada, gestão Temer vê ameaça de colapso em mais serviços públicos
E se os mais ricos ajudassem a pagar o rombo nas contas públicas?

O presidente brasileiro se referia à reação contrária da poderosa associação de empresários paulistas, que pagou anúncios nos principais jornais brasileiros nesta sexta para criticar o aumento do PIS/Cofins, dois tributos que incidem sobre os combustíveis. A Fiesp também ressuscitou seu pato amarelo inflável símbolo da campanha empresarial que rejeita alta de impostos sob o slogan "quem vai pagar o pato?". A crítica é um dado politicamente importante porque a Fiesp e seu pato inflável, um dos mais ativos atores da campanha pelo impeachment de Dilma Rousseff,  agora se voltam contra o Governo que ajudaram a instalar.

Justamente temendo a reação é que a gestão Temer adiou o quanto pode a alta de impostos, em meio à uma crise nas contas públicas que já paralisou alguns serviços públicos, como a emissão de passaportes, e ameaça colapsar outros órgãos da administração federal.

Enquanto especialistas ainda debatem se o aumento dos tributos nos combustíveis será suficiente para tirar o Governo das cordas, Temer prometeu que não haverá novos encargos: “Não há previsão de aumentar outros impostos. Nós por enquanto estamos atentos para temas para esse aumento. Haverá diálogo e observações sobre isso.”

Brasil assume presidência rotativa do Mercosul

A cúpula se encerrou com o Brasil herdando da Argentina a presidência pro tempore (rotatória) do Mercosul, uma responsabilidade política que deverá assumir às voltas com sua própria crise interna. “Espero continuar o trabalho do presidente [Mauricio] Macri desenvolveu com tanta propriedade ao longo desse semestre", disse Temer.

O Governo argentino, anfitrião, fez questão esclarecer que não acreditam que os problemas que Temer enfrenta possam ser obstáculos para a gestão regional a que o Planalto acaba de ser fazer responsável. Para Horacio Reyser, secretário de Relações Econômicas Internacionais da Argentina, “não haverá problema algum, porque a institucionalidade do Mercosul já demonstrou que é um instrumento que sobrevive”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_