Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Cinco amigos tiram a mesma foto a cada cinco anos desde 1982

A primeira imagem é de 35 anos atrás e a mais recente foi feita no sábado passado

A cada cinco anos, cinco amigos de Santa Barbara (Califórnia, Estados Unidos) saem de férias para uma cabana no lago Copko e fazem, ali, a mesma foto. Ou quase. Sentam-se sempre na mesma ordem: John Wardlaw, Mark Rumer, Dallas Burney, John Molony e John Dickson.

Em todas, os cinco procuram exibir a mesma pose e fazer a mesma expressão com o rosto. Molony segura um frasco de vidro, que está sempre vazio, com exceção da primeira foto: neste havia dentro uma barata que eles tinham adotado como mascote naquelas férias. A primeira imagem é de 1982. A mais recente foi feita no sábado passado. São 35 anos e oito fotos:

1982
1982
1987
1987
1992
1992
1997
1997
2002
2002
2007
2007
2012
2012
2017
2017

John Wedge Wardlaw (o primeiro à esquerda) conta ao EL PAÍS, por e-mail, que no começo eles não planejavam fazer a mesma foto a cada cinco anos. Naquela primeira viagem, em 1982, os amigos se dedicaram a pescar e a gravar filmes como fãs de Super 8 (Wardlaw é autor de alguns curtas). A foto era apenas uma recordação das férias. “Mas aconteceu que, cinco anos depois, estávamos todos na mesma casa e decidimos, então, fazer a mesma foto. E foi assim que começou. Seguimos com a tradição, mas, até terem passado 20 anos, não tínhamos nos dado conta de que isso era uma coisa especial, e decidimos desde então mantê-la durante o tempo que for possível”. Cabe registrar que, já no segundo encontro, o grupo gravou em vídeo o momento da realização da foto.

Os cinco eram amigos de adolescência e todos se formaram no mesmo colégio, o Santa Barbara High School, em 1981. Quando tiraram a primeira foto, em 4 de julho de 1982, todos tinham 19 anos, à exceção de Mark (o segundo a partir da esquerda), que estava com 18. Ou seja: hoje todos estão com 54 anos, menos Mark, que ainda está por completá-los.

As fotos seguintes foram feitas a cada cinco anos, mas eles não conseguiram realizá-las sempre na mesma data. “Procuramos fazer com que aconteça na mesma época do ano, mas as nossas agendas são hoje mais complicadas, de modo que fazemos a imagem quando conseguimos, entre junho e setembro”. É mais difícil agendar um dia do que quando eram jovens, “mas todos nós queremos continuar fazendo isso, então acabamos encontrando um espaço”.

Eles não se encontram apenas a cada cinco anos. “Estivemos juntos um mês antes da foto deste ano para o casamento de Dallas (o amigo ao centro da foto). Às vezes ficamos mais de um ano sem nos ver, às vezes é com mais frequência, mas não tanto como antes”. A tradição, porém, ajudou-os a manter a amizade. “Sem dúvida. Creio que, se não fizéssemos a foto, já teríamos perdido contato”.

Essa história apareceu pela primeira vez em um jornal em 2007, no Santa Barbara News Press. “Mas não foi muito divulgada. Em 2012, a CNN fez uma reportagem conosco que foi publicada no seu site um mês depois da foto daquele ano. No dia seguinte, nossas caixas de e-mail estavam lotadas de pedidos de entrevistas e para aparições na televisão. Foi divertido, mas também estressante”.

Embora todas as fotos sejam muito parecidas, Wardlaw tem um carinho especial pelas de 2002 e 2012. “Chris Squire, o baixista da formação original do Yes, viu as fotos na internet e percebeu que eu estava com uma camiseta da sua turnê Drama naqueles dois anos”. Squire lhe enviou uma mensagem dizendo que “a série de fotos era sensacional e que gostara muito do fato de eu usar a camiseta. Por azar, ele morreu pouco depois –em 2015--, e essa mensagem se tornou algo muito especial para mim”.

MAIS INFORMAÇÕES