Procuradoria de Madri acusa Mourinho de sonegar 12 milhões de reais
Seção de Crimes Econômicos acusa o técnico de criar um esquema para ocultar ganhos com seus direitos de imagem
A Procuradoria Provincial de Madri apresentou uma denúncia contra o ex-técnico do Real Madrid, José Mario Mourinho dos Santos, por duas infrações contra a Receita Federal da Espanha relacionadas ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), supostamente cometidas entre 2011 e 2012. No total, o montante sonegado por Mourinho seria de cerca de 3,3 milhões de euros, equivalente a 12 milhões de reais (1,6 milhão de euros em 2011 e 1,7 milhão de euros em 2012).
Segundo os promotores, o treinador usou uma estrutura societária fundada em uma data desconhecida, embora acreditem que seja anterior a 17 setembro de 2014, “com o objetivo de ocultar fisicamente os lucros de seus direitos de imagem”.
Mourinho assinou um contrato com o Real Madrid em 31 de março de 2010 e transferiu sua residência para Madri, tornando-se, assim, residente fiscal na Espanha. No entanto, apresentou suas declarações de renda de 2011 e 2012 sem declarar os ganhos decorrentes de seus direitos de imagem, algo que a procuradoria acredita ter tido o objetivo de “obtenção de um benefício ilícito”.
Em julho de 2014, a Receita Federal da Espanha já havia informado Mourinho que investigaria suas declarações de imposto de renda entre 2010 e 2012, e de não residente de 2013. Um ano depois, em julho de 2015, o técnico português assinou um documento de conformidade no qual reconhecia a ausência de parte dos ganhos com direitos de imagem e concordou com o pagamento de uma multa de 1,14 milhão de euros (4,2 milhões de reais no câmbio atual), segundo a Procuradoria do Governo Regional de Madri. No entanto, a Receita descobriu depois disso a estrutura societária e agora exige a devolução dos montantes não declarados nesse período.
Segundo a procuradoria, a empresa Kooper Services S.A. “foi criada pelo acusado a fim de ocultar seus direitos de imagem”. Mourinho detém 100% de tal empresa por meio da Kaitaia Trust, com sede na Nova Zelândia, da qual também é fundador e beneficiário juntamente com sua esposa e filhos.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.
Mais informações
Arquivado Em
- Liga futebol
- Agências Estatais
- Futebol
- Poder judicial
- Times esportes
- Finanças públicas
- Organizações desportivas
- Competições
- Esportes
- Administração Estado
- José Mourinho
- Justiça
- Campeonato espanhol
- Premier League
- La Liga
- Primeira divisão
- Agencia Tributaria
- Real Madrid
- Fazenda pública
- Procuradoria
- Administração pública
- Finanças