De Calais a Dover num ‘carro voador’ sobre o Canal da Mancha
O piloto francês Bruno Vezzoli voou entre os dois extremos, separados por 59 quilômetros, em menos de uma hora
Na quarta-feira passada, o piloto francês Bruno Vezzoli, a bordo de um carro voador híbrido (metade buggy, metade parapente), cruzou o Canal da Mancha – do noroeste da França até o sul do Reino Unido – em menos de uma hora. Vezzoli decolou numa pista abandonada, que era usada em tempos de guerra nas proximidades da cidade francesa de Calais. Seu objetivo era cobrir a distância de 59 quilômetros que o separava da cidade inglesa de Dover. O piloto, que realizou a proeza sob excelentes condições atmosféricas, declarou à Reuters que seu maior temor era que a “máquina sofresse uma avaria em pleno voo”.
Batizado de Pegaso, o carro voador atinge 100 km/h na estrada e pouco mais de 80 km/h no ar, graças a um propulsor a hélice que lhe confere autonomia de até três horas em seus périplos aéreos. Desta vez, o aparelho conseguiu se estabilizar após a decolagem graças aos movimentos feitos por Vezzoli, de um lado para outro, a fim de ganhar altitude. “Se precisasse fazer um pouso de emergência na água, teria sido mais complicado por não se tratar de um avião”, afirmou.
Pegaso concluiu o trajeto perto da cidade portuária de Dover, onde era esperado por seu criador, Jerome Dauffy. Esse empreendedor inspirou-se na façanha do piloto Louis Blériot, que em 1909 cruzou o Canal da Mancha pela primeira vez na história.
Welcome to England Ca c est fait,💃💃💃💃
Gepostet von Bruno Vezzoli am Mittwoch, 14. Juni 2017
“As indústrias automotiva e aeronáutica nasceram há um século. Agora conseguimos combiná-las”, afirmou Dauffy. Uma de suas prioridades é construir uma máquina voadora capaz de dar a volta ao mundo em 80 dias. Pegaso realizou o primeiro voo dias antes da realização em 2014 da Eurosatory, a maior feira europeia de armamento terrestre, que atraiu mais de 55.000 visitantes.
Vezzoli não esteve sozinho durante a viagem. Vários pilotos o acompanharam e fotografaram a bordo de paramotores (pequenas aeronaves formadas por um motor a hélice e um parapente). A saga foi transmitida ao vivo pelo Facebook, para que Vezzoli compartilhasse o voo e o momento do pouso com seus seguidores.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.