Queda do sistema de informática da British Airways afeta milhares de pessoas pelo mundo
Empresa cancelou seus voos de Londres e Madri, mas descarta que tenha sido ciberataque
A companhia aérea britânica British Airways (BA) sofreu neste sábado uma queda global de seu sistema informatizado, o que levou ao cancelamento de todos seus voos partindo dos aeroportos de Heathrow e Gatwick, em Londres, até as 18h, assim como os de Barajas (Madri). A falha nos computadores está provocando atrasos em sua rede em nível mundial, já que a empresa voa para mais de 100 países-.
@British_Airways #britishairways just through security. Baggage left insecure and in chaos. Will I ever see them again? pic.twitter.com/V26OB6Kj1F
— Mark Harris (@haggs76) May 27, 2017
A empresa assegura, segundo a agência de notícias Reuters, que não há “evidências” de que a falha se deva a um ciberataque, como o que no mês passado chegou a paralisar 16 hospitais no Reino Unido. Em Roma, Praga, Estocolmo e Málaga também foram registradas demoras, segundo relatos de passageiros colhidos pela rede britânica BBC. Questionada a respeito de quantos passageiros e voos haviam sido afetados e em quantos países, uma porta-voz da companhia se limita a reenviar seus comunicados e tuítes. O último foi às 12h, anunciando a falha.
Segundo a British Airways, seus especialistas trabalham para resolver o problema “o mais cedo possível”. “Por favor, não venham aos aeroportos. Sofremos uma importante falha no sistema de informática que está provocando problemas graves em nossas operações de voo em todo o mundo”, pediu a companhia aos viajantes.
We're working with @British_Airways following an issue with their IT system this morning that has caused some delays for passengers. 1/2
— Heathrow Airport (@HeathrowAirport) May 27, 2017
We advise passengers to check the status of their flight prior to travelling to the airport today. 2/2
— Heathrow Airport (@HeathrowAirport) May 27, 2017
Por enquanto não se sabe quantos voos foram afetados, mas os passageiros falam nas redes sociais sobre atrasos em seus voos e caos nos aeroportos, com longas filas para o check-in. O site da BA não está disponível no momento, e vários usuários se queixam de não conseguir fazer o procedimento de check in ou reservas pelo aplicativo de celular da empresa. Os problemas de informática da companhia aérea coincidem com o início de uma semana de férias escolares no Reino Unido, quando muitas pessoas resolvem viajar. A próxima segunda-feira é feriado em Londres.
A Iberia informa que seus voos afetados são os que saem do aeroporto de Heathrow, em Londres, porque usam o sistema de bilhetagem da BA. Seu primeiro voo desta manhã decolou sem problemas.
A British, parte do hispano-britânico IAG —que inclui as espanholas Iberia e Vueling e a irlandesa Aer Lingus—, não informou quantos de seus voos foram afetados pela queda do sistema nem a natureza do problema. As empresas aéreas que integram essa aliança disseram que esse problema no sistema afeta somente os voos da British Airways.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.