_
_
_
_

Temer revoga decreto e retira Exército das ruas de Brasília

Ministro Jungmann defende a decisão de mobilizar as forças e argumenta que medida já foi utiliza antes pelo Governo de Dilma Rousseff

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou a suspensão da utilização da Garantia da Lei da Ordem (GLO), que permitiu ao Governo de Michel Temer convocar o Exército, na quarta-feira, para conter manifestantes em Brasília. O decreto de revogação foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União.

FERNANDO BIZERRA JR (EFE)

Jungmann afirmou que a decisão de convocar o Exércio foi de exclusividade do presidente Temer, depois de ouvir os ministros da defesa e do Gabinete de Segurança Institucional. “O senhor Rodrigo Maia não tem responsabilidade pelo emprego das forças Armadas”, afirmou, em relação a afirmação dita ontem de que o Governo Federal agiu por pedido do presidente da Câmara. Na verdade, Maia havia pedido a presença das Força Nacional de Segurança.

O ministro afirmou ainda que de 2010 a 2017, foram realizadas 29 ações de Garantia da Lei e da Ordem. “Em todas essas ações (...) nunca aconteceram incidentes graves que viessem a manchar essa atuação das Forças Armadas”. No governo de Dilma Rousseff, o Exército foi acionado pela presidente, no Rio de Janeiro, por ocasião do leilão do poço de Libra, do pré-sal.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_