_
_
_
_

Assim chegam ao final os principais campeonatos europeus de futebol

Monaco pode conquistar o título francês nesta quarta; Real tem jogo decisivo na briga pelo Espanhol Chelsea, Bayern, Benfica e Feyenoord já comemoram o título

Jogadores do Feyenoord, capitaneados por Dirk Kuyt, celebram o título do campeonato, conquistado no domingo.
Jogadores do Feyenoord, capitaneados por Dirk Kuyt, celebram o título do campeonato, conquistado no domingo.Dean Mouhtaropoulos (Getty Images)

Os principais campeonatos europeus chegam ao fim. O Inglês e o Holandês foram definidos no fim de semana passado e a maioria se encerra no próximo. Este é um resumo da situação nas principais ligas:

Espanha. La Liga

Campeão: Barcelona e Real Madrid duelam ponto a ponto pelo título. Nesta quarta-feira, em Balaídos, Vigo, o Real fará, contra o Celta, um jogo que havia sido adiado anteriormente, e pode ser determinante na briga pelo Espanhol. Se vencer, precisará apenas de um empate no domingo, em La Rosaleda, contra o Málaga. O Barça, por sua vez, não depende de si mesmo: necessita de uma vitória contra o Eibar, em casa, no domingo, e conta com uma derrota ou dois empates do rival madrilenho.

Champions: Na terceira colocação e na quarta, respectivamente, terminarão Atlético de Madrid e Sevilla. O primeiro irá direto à fase de grupos; o segundo, à fase eliminatória.

Liga Europa da UEFA: Pelo quinto e sexto lugar, brigam Villarreal, Athletic Bilbao e Real Sociedad. Os dois primeiros não dependem de outros resultados para garantirem vaga na Europa League. A Real, no entanto, precisa vencer e torce por um tropeço de um dos dois rivais, para, assim, classificar-se para a competição europeia. 

Rebaixamento: Tudo definido. Granada, Osasuna e Sporting Gijón estão rebaixados.

Lemina e De Rossi durante o Roma-Juventus do fim de semana passado.
Lemina e De Rossi durante o Roma-Juventus do fim de semana passado.MAX ROSSI (REUTERS)

Inglaterra. Premier League

Campeão: O Chelsea festejou na sexta-feira, faltando uma rodada, mas ainda há oito equipes com dois jogos pendentes.

Champions: O Tottenham já assegurou o segundo lugar e o Manchester City será o terceiro e evitará a eliminatória prévia se vencer o Watford no encerramento da competição. O Liverpool também depende de si mesmo para ser o quarto; precisa superar em Anfield o rebaixado Middlesbrough.

Liga Europa da UEFA: O Arsenal está prestes a ficar fora da Champions, da qual nunca deixou de tomar parte desde 1998. Para o Manchester United só resta ganhar do Ajax na final da presente edição da segunda competição continental para não repetir a experiência. O Everton retorna depois de dois anos de ausência.

Rebaixamento: Já está tudo definido. Hull, Middlesbrough e Sunderland vão para a segunda divisão, a Championship, da qual ascenderão Newcastle e Brighton, à espera da resolução do terceiro lugar na promoção.

Itália. Serie A

Campeão: A Juventus recebe no próximo domingo o Crotone, que se encontra em pleno voo, com cinco vitórias e dois empates nas sete últimas rodadas e tenta evitar um rebaixamento que parecia certo. Mas, se a lógica se impuser, e o finalista da Champions vencer, terá liquidado o campeonato porque tem quatro pontos de vantagem sobre a Roma e cinco à frente do Napoli, com duas rodadas por jogar.

Champions: Será disputada pela Roma e o Napoli, mas um dos dois jogará a eliminatória prévia. A vantagem é para o primeiro, que tem também um calendário mais amável com uma partida contra o Chievo, em Verona, e o duelo final em casa com o Genoa.

Liga Europa: Lazio e Atalanta confirmaram sua vaga e o Milan tem vantagem de um ponto sobre a Fiorentina e quatro sobre a Inter, três ilustres na briga por uma oportunidade que se abre porque a final da Copa Itália será disputada pela Juventus e o Lazio.

Rebaixamento: Palermo e Pescara já caíram. O Crotone ainda tentará o mais difícil justamente contra a Juventus e o Lazio. Empoli e Genoa ainda podem complicar-se caso a equipe calabresa pontue.

Os jogadores do Monaco comemoram seu triunfo contra o Lille, no domingo.
Os jogadores do Monaco comemoram seu triunfo contra o Lille, no domingo.JEAN-PIERRE AMET (REUTERS)

Alemanha. Campeonato alemão (Bundesliga)

Campeão: O Bayern confirmou o triunfo em seu quinto campeonato consecutivo no final de abril.

Champions: O RB Lepizig estreará, e na fase de grupos, onde também chegará o Borussia Dortmund se for bem-sucedido na última rodada em casa contra o Werder Bremen, com no mínimo o mesmo resultado que o Hoffenheim, que de qualquer modo jogaria a eliminatória prévia, contra o Augsburg.

Liga Europa: Hertha e Friburgo partem com vantagem para a última rodada, no próximo sábado, embora o segundo tenha uma dura prova no Allianz Arena. Colonia e Werder Bremen podem alcançar o sexto lugar e de qualquer modo entrar como sétimos se o Eintracht não ganhar do Borussia Dortmund na final do campeonato.

Rebaixamento: Ingolstadt e Darmstadt jogarão na segunda divisão, a Bunsdesliga 2. Resta um lugar para o descenso a essa categoria, e é quase certo que será para o Hamburgo ou o Wolfsburg, que se enfrentam na casa do primeiro, para quem só a vitória serve.

França. Ligue 1

Campeão: Falta uma rodada, mas o Monaco tem uma partida pendente e, se ao menos empatar nesta quarta-feira, em casa, contra o Saint-Ettiene, conquistará o campeonato.

Champions. O Paris Saint-Germain acabaria em segundo e o Nice já é o terceiro e disputará a eliminatória prévia.

Liga Europa: O Olympique de Lyon terminará a liga em quarto lugar. Marseille e Bordeaux disputam uma posição na prévia, com vantagem para o primeiro, que depende de si mesmo e recebe o Bastia. Mas os dois voltarão a ser equipes europeias se o Angers não vencer o PSG na final da Copa da França.

Rebaixamento: O Nancy já está sentenciado e o Bastia e o Lorient também estarão se não vencerem o Marseille e o Girondins. Mas se conseguirem têm a chance de se livrar do rebaixamento e condenar o Dijon e o Caen, que têm jogos complicados em Toulouse e Parque dos Príncipes para encerrar o campeonato.

Encerramento da partida entre o Benfica e o Vitória de Guimarães que levou os lisboetas a conquistassem o título.

Portugal. Liga NOS

Campeão: O Benfica comemorou o tetracampeonato no sábado depois de derrotar o Vitória de Guimarães no estádio da Luz.

Champions: O Porto assegurou o acesso à fase de grupos depois de um novo fracasso doméstico e o Sporting o fará na terceira eliminatória prévia e terá de passar por dois para ficar entre os 32 melhores.

Liga Europa: O Vitória de Guimarães, que novamente jogará contra o Benfica –na final da Taça de Portugal–, e o Braga já estão confirmados. O Marítimo de Funchal precisa empatar na última rodada em Paços de Ferreira para entrar como sexto classificado, do contrário poderá ser derrubado pelo Río Ave.

Rebaixamento: O Nacional da Madeira já está condenado. Tondela, Moreirense e Arouca tentam evitar o outro lugar. O Tondela só depende de si mesmo e recebe o Braga, mas o Moreirense tem apenas um ponto a mais e espera o Porto. Para o Arouca basta pontuar no Estoril.

Holanda. Eredivisie

Campeão: A competição já se encerrou. O Feyenoord celebrou a vitória neste fim de semana depois de 19 anos.

Champions: O Ajax jogará de novo a eliminatória prévia como segundo classificado.

Liga Europa: O PSV Eindhoven se classifica como terceiro e Utrecht, Vitesse, AZ Alkmaar e Twente disputarão mais duas vagas em um playoff.

Rebaixamento: O Go Ahead Eagles foi diretamente rebaixado e o NEC Nijmegen e o Roda disputarão um playoff.

UMA REVELAÇÃO NA TURQUIA E UM CAMPEÃO INÉDITO NA CROÁCIA

Nos demais campeonatos o destaque na Turquia é a disputa entre o Besiktas e o Istanbul Basaksehir, uma revelação no torneio, faltando ainda três rodadas e um calendário mais favorável para o primeiro.

Na Bélgica restam duas rodadas, nesta quinta-feira e no domingo, no playoff pelo título. O Anderlecht tem dois pontos de vantagem sobre o Gent e um a mais que o Brugge, com partidas por jogar contra o Charleroi e o Ostende, já descartados na briga pelo título do campeonato. A equipe de Bruxelas está há dois anos sem vencer.

Na Rússia, também com duas rodadas pela frente nesta semana, já há campeão, e é o Spartak Moscou. O CSKA e o Zenit disputam a segunda vaga que dá acesso à prévia da Champions. No playoff da Ucrânia o Shakhtar pode recuperar o título depois de dois anos de abstinência. Leva vantagem de três pontos sobre o Dynamo Kiev, faltando três rodadas, mas ambos terão de se enfrentar na penúltima.

Já faz algumas semanas que o Basilea, gigante suíço, festejou seu oitavo título consecutivo e o mesmo ocorre na Bundesliga austríaca, onde o Red Bull Salzburg chega à sua sétima vitória nos nove últimos torneios.

Na Croácia o Rijeka está a um passo de ser campeão e não só despachará o Dimano Zagreb, campeão nas onze últimas campanhas, mas conquistará seu primeiro título. Faltam três rodadas e tem vantagem de cinco pontos. Na última rodada os dois times se enfrentarão, mas nessa altura tudo já deverá estar definido. Na Sérvia o playoff está castigando o Estrela Vermelha, dominante no campeonato regular, mas agora superado pelo Partizan, que será campeão se empatar nesta quarta-feira em casa do Radnicki Nis.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_