_
_
_
_

Irmãs Andresen: as bilionárias mais jovens do mundo

Alexandra, 20 anos, e Katharina, 21, receberam equivalente a 3,76 bilhões de reais uma década atrás

Alexandra e Katharina Andresen na sede da empresa Ferd, em Oslo.
Alexandra e Katharina Andresen na sede da empresa Ferd, em Oslo.Frederic Boudin
Isabel Ferrer

Gordon Ramsay, o chef escocês conhecido por seus pratos e também por seu caráter incendiário em programas televisivos como Hell’s Kitchen, tem uma fortuna equivalente a 171 milhões de reais. A revista de negócios Forbes, responsável por esse cálculo e pela lista anual de bilionários do mundo, diz que ele é o cozinheiro famoso mais rico, mas Ramsay está decidido a não mimar os seus quatro filhos. “Não deixarei dinheiro para eles no meu testamento [além da parte obrigatória, supõe-se]. Terão que ganhar”, disse recentemente.

Mais informações
O que nos faz mais felizes: tempo ou dinheiro?
Antídoto contra a idade: o dinheiro
Por que nos ciberataques o resgate é pedido em bitcoins?

Outros pais encaram seu legado, e suas finanças, de maneira diferente. É o caso do magnata norueguês Johan Henrik Andresen, que deve sua fortuna familiar ao tabaco. Sua filha Alexandra, de 20 anos, é a bilionária mais jovem registrada pela Forbes, graças à cessão de uma bolada equivalente a 3,76 bilhões de reais (pelo câmbio atual) feita por seu pai em 2007, quando ela tinha apenas 10 anos. Uma fortuna que corresponde a 42% das ações da empresa Ferd Holding, especializada em fundos de investimento e bens imobiliários. Katharina, de 21 anos, a outra filha de Andresen, recebeu a mesma quantia. Por enquanto, nenhuma delas se dedica aos negócios.

Alexandra mora na Alemanha e gosta de redes sociais e de hipismo, esporte no qual já demonstrou seu talento como tricampeã norueguesa de doma clássica e campeã europeia da categoria junior.

Mas, exceto por esse hobby, é uma jovem que demonstra certo comedimento em seu estilo de vida, levando-se em conta a sua volumosa conta bancária. Junto a fotos de férias em lugares exóticos, ela reconhece que o dinheiro de seus pais serviu para que ela comprasse seu cavalo, Belamour, e bancasse um esporte caríssimo. “Mas só com dinheiro não se chega ao sucesso. Além disso, não fiz nada para merecer tudo isto, e procuro uma maneira de ser útil", declarou ela à imprensa britânica.

Sua irmã, Katharina, fez estágio na empresa paterna e agora estuda Ciências Sociais no University College, da Universidade de Amsterdã. O pai dela fez mestrado em Administração na Universidade de Roterdã, e ela manteve a tradição.

No seu caso, a vida universitária lhe proporcionou uma surpresa. Na Holanda não há alojamentos universitários, e os alunos procuram acomodação em casas e apartamentos sem grandes luxos. Mas o University College, inspirado no modelo anglo-saxão, é diferente. Ele tem um campus na capital, e por isso os alunos estão obrigados a residirem em um de seus alojamentos. O de Katharina tinha 20 metros quadrados, como ela contou pela sua conta do Instagram, que tem 13.700 seguidores. Inicialmente ela achou o lugar “pequeno e horroroso”, mas com a ajuda da sua mãe, Kristin, decorou-a ao seu agrado e depois mostrou o resultado nas redes sociais. Em outras fotos, relata viagens a lugares longínquos.

A empresa que transformou os Andresen em bilionários se chamava Tiedemans Tobaksfabrik Corporation e foi comprada por um de seus antepassados em 1849. Em 1998 se fundiu com a Scandinavia Tobacco Company e, em 2005, o pai de Alexandra e Katharina vendeu suas ações. O que restou do grupo Tiedemans se transformou no Ferd (“trajeto”, em norueguês), e as meninas receberam sua parte em 2007. Elas são as mais jovens, mas outras irmãs do seu próprio país podem superá-las em termos de fortuna: são as gêmeas Cecile e Kathrine Fredriksen, de 33 anos, herdeiras de um império naval familiar que a Forbes estima em mais de 50 bilhões de reais.

BRILHO OU DISCRIÇÃO

A russa Ekaterina Rybolovleva também é bilionária e aficionada do hipismo. Filha de Dmitry Rybolovlev, atual presidente do clube de futebol Mônaco, demonstrou em várias ocasiões que a juventude não é um problema na hora de fazer desembolsos exagerados. Em 2011, aos 22 anos, comprou um apartamento em Manhattan avaliado em quase 230 milhões de reais, pelo câmbio atual – 670 metros quadrados, 10 quartos e vista para o Central Park, para ter um lar nova-iorquino onde se abrigar enquanto estudava numa universidade local. Dois anos depois, se tornava dona da famosa ilha grega de Skorpios, por 400 milhões de reais. A vendedora foi outra rica herdeira também fã de cavalos, Athina Roussel, filha de Cristina Onassis, que morreu quando Athina tinha apenas quatro anos, deixando-lhe uma fortuna estimada em mais de 8,5 bilhões de reais, em valores atuais. A diferença, neste último caso, é que Athina –neta do famoso armador grego Aristóteles Onassis – preferiu romper com o passado maldito da sua família e viver discretamente.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_